Sete eram as festividades judaicas,
algumas das quais também são registradas pelos Evangelhos por causa da
presença de Jesus. Eram elas:
PÁSCOA
Era o primeiro dos sete dias dos “Pães
Ázimos”. Era realizada de 15 a 22 do mês judaico de Nisan (entre Março e
Abril no nosso calendário), isto é, no plenilúnio desse mês. Recordava a
saída dos israelitas da terra do Egito. Na noite de 14 para 15 de
Nisan, comia-se o cordeiro pascal juntamente com o pão ázimo (isto é,
sem fermento). No dia 16 eram oferecidas as primícias da cevada e, após
isto, iniciava-se a colheita.
PENTECOSTES
Sete semanas após a Páscoa, ou seja, no
quinquagésimo dia – geralmente 6 de Siwan (Mai./Jun.) – os judeus
ofereciam as primícias do pão feito com o trigo da nova colheita. Esta
festa também era chamada da Festa das Semanas. Alguns ambientes judaicos
comemoravam a promulgação dos Dez Mandamentos entregues a Moisés sobre o
monte Sinai.
TABERNÁCULOS
Também conhecida como Festa das Cabanas,
acontecia seis meses após a Páscoa, de 15 a 21 de Tishri (Set./Out.). O
dia 22, último dia da festa, era celebrado com particular solenidade.
Recordava a permanência dos israelitas no deserto, acampados em tendas,
na longa viagem para a Terra Prometida.
DEDICAÇÃO DO TEMPLO
Realizava-se a 25 de Kislew (Nov./Dez.) e
durava oito dias. Foi instituída por Judas Macabeu em 164 a.C. para
comemorar a reconsagração do Templo após a profanação de Antíoco
Epífanes, conforme a narração do Primeiro Livro dos Macabeus.
EXPIAÇÃO
Era uma solenidade penitencial que
ocorria no dia 10 de Tishri e era o único dia do ano em que o
sumo-sacerdote estava autorizado a entrar na parte conhecida como Santo
dos Santos do Templo de Jerusalém.
PURIM
Significa Festa das Sortes e também é
conhecida como Festa das Luzes. Ocorria nos dias 14 e 15 de Adar
(Fev./Mar.), comemorando a libertação dos judeus durante o reinado de
Xerxes (ou Assuero), conforme a narração do Livro de Ester.
ANO-NOVO
Era chamada também de Festa das Trombas e marcava o início do ano civil judaico, a 1 de Tishri.
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