quarta-feira, 26 de junho de 2013

1ª Leitura - Gn 15,1-12.17-18
Abrão teve fé no Senhor, 
que considerou isso como justiça; 
e o Senhor fez aliança com Abrão.
Leitura do Livro do Gênesis 15,1-12.17-18

Naqueles dias: 
1O Senhor falou a Abrão, dizendo: 
'Não temas, Abrão! 
Eu sou o teu protetor 
e tua recompensa será muito grande'. 
2Abrão respondeu: 
'Senhor Deus, que me darás? 
Eu me vou desta vida sem filhos 
e o herdeiro de minha casa será Eliezer de Damasco'. 
3E acrescentou: 
'Como não me deste descendência, 
um servo nascido em minha casa será meu herdeiro'. 
4Então o Senhor falou-lhe nestes termos: 
'O teu herdeiro não será esse, 
mas um dos teus descendentes 
é que será o herdeiro'. 
5E, conduzindo-o para fora, disse-lhe: 
'Olha para o céu e conta as estrelas, 
se fores capaz!' 
E acrescentou: 
'Assim será a tua descendência'. 
6Abrão teve fé no Senhor, 
que considerou isso como justiça. 
7E lhe disse: 
'Eu sou o Senhor que te fez sair de Ur dos Caldeus, 
para te dar em possessão esta terra'. 
8Abrão lhe perguntou: 
'Senhor Deus, como poderei saber 
que vou possuí-la?' 
9E o Senhor lhe disse: 
'Traze-me uma novilha de três anos, 
uma cabra de três anos, 
um carneiro de três anos, 
além de uma rola e de uma pombinha'. 
10Abrão trouxe tudo 
e dividiu os animais pelo meio, 
mas não as aves, 
colocando as respectivas partes uma frente à outra. 
11Aves de rapina se precipitaram sobre os cadáveres, 
mas Abrão as enxotou. 
12Quando o sol já se ia pondo, 
caiu um sono profundo sobre Abrão 
e ele foi tomado de grande e misterioso terror. 
17Quando o sol se pôs e escureceu, 
apareceu um braseiro fumegante e uma tocha de fogo, 
que passaram por entre os animais divididos. 
18Naquele dia o Senhor fez aliança com Abrão, dizendo: 
'Aos teus descendentes darei esta terra, 
desde o rio do Egito 
até o grande rio, o Eufrates'. 
Palavra do Senhor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário