Estamos no mês de outubro, tempo em que a Igreja nos convida a refletir sobre a necessidade de difundir o evangelho! O mundo está cheio de conflitos, necessitando urgentemente de mais diálogo, de pessoas corajosas, que não se curvam diante dos desafios, porque acredita na força da palavra de Deus e do testemunho!
O evangelho de hoje, nos desperta para a importância de dedicarmos tempo, para escuta da palavra de Deus! É a partir desta escuta, que nos tornamos missionários!
O texto nos apresenta uma pausa de Jesus na sua caminhada rumo a Jerusalém, para uma visita às duas irmãs: Marta e Maria! No relato, temos um belo exemplo de como deve ser a postura do discípulo diante de Jesus : uma atitude de escuta atenta!
Marta e Maria acolhem Jesus em casa, as duas querem servi-Lo bem, mas cada uma a seu modo, uma, pela escuta atenta, a outra, pelo serviço!
Diz o texto, que Maria sentou-se para ouvir Jesus, uma postura característica do discípulo que escuta atento os ensinamentos do Mestre! Maria não queria perder tempo com outros afazeres, o que indica que ela colocava as coisas de Deus em primeiro lugar! Enquanto que Marta, ocupada com os seus afazeres, se inquietou com a atitude da irmã! Certamente, Marta também desejava ouvir Jesus, mas a sua preocupação com as tarefas domesticas a privou de desfrutar das maravilhas daquele momento único que tivera com a pessoa de Jesus!
Quando Marta reclama com Jesus sobre a postura de Maria, que não lhe ajudara nas tarefas, Ele, com uma suave repreensão, acalma Marta dizendo: “Marta, Marta tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”! Essa atitude de Jesus, nos mostra que naquele momento, o mais importante, seria deixar tudo para ouvir o que Ele tinha a dizer, o serviço poderia ficar para depois!
A intenção de Marta era de servir bem Jesus, mas Ele mesmo já havia dito: ”Eu não vim para ser servido, mas para servir. Mc 10,45
Assim como Marta, nós também, quantas vezes, deixamos de ouvir Jesus por estamos muito ocupados com os nosso afazeres!
Deixemo-nos de nos preocupar com tantas coisas, para buscarmos em primeiro lugar o reino de Deus e com certeza, tudo mais nos será acrescentado!
Hoje, Jesus continua a nos dizer: Só uma coisa é necessária... Para muitos de nós, pode ser difícil definir o que é necessário, embora Jesus, esteja sempre a nos dizer o que é! Pena, que nem sempre, interrompemos as nossas tarefas cotidianas, para ouvir o que Ele tem a nos dizer!
O amor, a busca pela santidade, deve ser o nosso objetivo primeiro, o horizonte que não podemos perder de vista, no meio de nossas ocupações cotidianas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário