Os
textos da Bíblia começaram a ser escritos desde os tempos anteriores a
Moisés (1200 a.C.). Escrever era uma arte rara e cara, pois se escrevia
em tábuas de madeira, papiro, pergaminho (couro de carneiro). Moisés foi
o primeiro codificador das leis e tradições orais e escritas de Israel.
Essas tradições foram crescendo aos poucos por outros escritores no
decorrer dos séculos, sem que houvesse uma catalogação rigorosa das
mesmas. Assim foi se formando a literatura sagrada de Israel.
Até o século XVIII d.C., admitia-se que
Moisés tinha escrito o Pentateuco (Gen, Ex, Lev, Nm, Dt); mas, nos
últimos séculos, os estudos mais apurados mostraram que não deve ter
sido Moisés o autor de toda esta obra. A teoria que a Igreja Católica
aceita é a seguinte:
O povo de Israel, desde que Deus chamou
Abrão de Ur na Caldéia, foi formando a sua tradição histórica e
jurídica. Moisés deve ter sido quem fez a primeira codificação das Leis
de Israel, por ordem de Deus, no séc. XIII a.C. Após Moisés, o bloco de
tradições foi enriquecido com novas leis devido às mudanças históricas e
sociais de Israel.
A partir de Salomão (972-932), passou a
existir na corte dos reis, tanto de Judá quanto da Samaria (reino
cismático desde 930 a.C.) um grupo de escritores que zelavam pelas
tradições de Israel, eram os escribas e sacerdotes. Do seu trabalho
surgiram quatro coleções de narrativas históricas que deram origem ao
Pentateuco:
1. Coleção ou código
Javista (J), onde predomina o nome Javé. Tem estilo simbolista,
dramático e vivo; mostra Deus muito perto do homem. Teve origem no reino
de Judá com Salomão (972-932).
2. O código Eloista
(E), predomina o nome Elohim (=Deus). Foi redigido entre 850 e 750 a.C. ,
no reino cismático da Samaria. Não usa tanto o antropomorfismo
(representa Deus à semelhança do homem) do código Javista.
Quando houve a queda do reino da
Samaria, em 722 para os Assírios, o código E foi levado para o reino de
Judá, onde houve a fusão com o código J, dando origem a um código JE.
3. O código (D) —
Deuteronômio (= repetição da Lei, em grego). Acredita-se que teve origem
nos santuários do reino cismático da Samaria (Siquém, Betel, Dã,…)
repetindo a lei que se obedecia antes da separação das tribos. Após a
queda da Samaria (722) este código deve ter sido levado para o reino de
Judá, e tudo indica que tenha ficado guardado no Templo até o reinado de
Josias (640-609 a.C.), como se vê em 2Rs 22. O código D sofreu
modificações e a sua redação final é do século V a.C., quando, então, na
íntegra, foi anexado à Torá. No Deuteronômio se observa cinco
“deuteronômios” (repetição da lei). A característica forte do
Deuteronômio é o estilo forte que lembra as exortações e pregações dos
sacerdotes ao povo.
4. O código Sacerdotal
(P) — provavelmente os sacerdotes judeus durante o exílio da Babilônia
(587-537 a.C.) tenham redigido as tradições de Israel para animar o povo
no exílio. Este código contém dados cronológicos e tabelas
genealógicas, ligando o povo do exílio
aos Patriarcas, para mostrar-lhes que fora o próprio Deus quem escolheu
Israel para ser uma nação sacerdotal (Ex 19,5s). O código P enfatiza o
Templo, a Arca, o Tabernáculo, o ritual, a Aliança. Tudo indica que no
século V a.C., um sacerdote, talvez Esdras, tenha fundido os códigos JE e
P, colocando como apêndice o código D, formando assim o Pentateuco ou a
Torá, como a temos hoje.
Os Livros que compõem a Bíblia católicaa
Vamos apresentar a composição da Bíblia
católica, usada desde os Apóstolos, pelos Santos Padres, pelos santos
Doutores, e por toda a Igreja. Ela é composta de 73 livros, contando
Lamentações e Jeremias separados. São 46 Livros do Antigo Testamento e
27 do Novo Testamento.
A. Antigo Testamento
Das Origens aos Reis — 7 Livros:— Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué e Juízes.
Dos Reis de Israel e o Exílio — 7 Livros:— Rute, Samuel I, Samuel II, Reis I, Reis II, Crônicas I e Crônicas II.
Fatos após o Exílio na Babilônia — 7 Livros: — Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Ester, Macabeus I e Macabeus II.
Livros Sapienciais — Ensino e Oração — 7
Livros:— Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cânticos, Eclesiástico
(ou Sirac) e Sabedoria.
Profetas Maiores — Pregações — 6 Livros: — Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel e Daniel.
Profetas Menores — 12 Livros: — Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum,
Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.
B. Novo Testamento
Evangelhos e Atos dos Apóstolos — 5 Livros: — Mateus, Marcos, Lucas, João e Atos dos Apóstolos.
Cartas de São Paulo — 14 Livros: — Carta
aos Romanos, Coríntios I e II, Gálatas, Efésios, Filipenses,
Colossenses, Tessalonicenses I e II, Timóteo I e II, Tito, Filemon,
Hebreus.
Cartas dos outros Apóstolos — 8 Livros:— Carta de Tiago, Pedro I e II, João I , II e III, Judas, Apocalipse.
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