O
adjetivo católica é anterior ao nascimento da Igreja. Em grego,
katholikos quer dizer aquilo que é conforme o todo. Hoje em dia, a
palavra equivalente seria holística. De uma forma geral, a tradução para
a palavra católica é sempre universal, contudo, o sentido dela é muito
mais amplo.
O primeiro documento que contém o
adjetivo católica referindo-se à Igreja é uma carta de Santo Inácio de
Antioquia endereçada à Igreja de Esmirna, quando ele estava sendo levado
para o martírio em Roma. O Bispo de Esmirna era Policarpo, que havia
conhecido pessoalmente o Apóstolo João e, para ele, Santo Inácio diz:
Onde comparecer o Bispo aí esteja também
a multidão. Da mesma forma que, onde estiver Cristo Jesus aí está
também a igreja católica.
Assim, segundo Inácio, a Igreja local
está onde está o Bispo e a Igreja católica (universal) está onde está
Jesus. Contudo, essa palavra não era usada apenas nesse sentido. São
Justino, quando escreveu o Diálogo a Trifão, usou a mesma palavra para
referir-se à ressurreição geral, de todas as pessoas, portanto,
originalmente, o termo se aplicava à universalidade do número das
pessoas, numa imagem da Igreja que acolhe a todos em seu seio com seu
abraço amplo.
Leia também: Por que a Igreja é Católica?
A partir do século IV, com o surgimento
de várias heresias, um outro sentido foi dado à palavra católica. São
Cirilo de Jerusalém compara a fé católica com a fé herética, pois,
enquanto a primeira aceita a fé como um todo, a segunda escolhe aquilo
em que quer acreditar, selecionando o que mais lhe convém e rejeitando
os demais conteúdos da fé da Igreja.
Desta forma, a palavra católica passou a
designar não somente a Igreja que inclui todas as pessoas em todos os
lugares, mas também a Igreja que inclui toda a fé, todos os sacramentos,
todo o depósito e tesouro que foi deixado por Jesus Cristo e os
Apóstolos. Com isso, a palavra foi sendo incorporada ao Credo como forma
de distinguir a Igreja que guardava a fé inteira das seitas heréticas
que estavam nascendo e que desprezavam o todo da fé.
Recentemente, houve o acréscimo da
palavra romana ao adjetivo ‘católica’. Parece uma contradição dizer que a
Igreja é católica, mas também romana, contudo, não o é. Diante do
protestantismo, o objetivo disso foi salientar que a Igreja não é
inteira, ou seja, católica, se o sucessor de Pedro, o Papa não estiver
incluído nela.
Assim, a integridade da fé abrange
também O fato de que, seja no ocidente, seja no oriente, existe uma
ligação com aquele que tem o primado e a jurisdição universal sobre a
Igreja de Pedro.
Portanto, a Igreja é una e, por isso, é
católica, pois, possui o todo, nada tendo jogado fora. Esta Igreja
acolhe a todos que queiram unir-se a Cristo. Em Roma, no túmulo do
Apóstolo Pedro está a casa de todos que se deixam abraçar pela Mãe
Igreja, Santa, Católica, Romana.
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