Causa
estranheza a maneira quase ríspida a que Jesus referiu-se à sua mãe, na
passagem narrada no Evangelho de Mateus, capítulo 12, versículos 46-50.
Seria possível Ele ter desprezado a sua própria mãe?
Enquanto Jesus estava falando às
multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando
falar com ele. Alguém lhe disse: «olha! Tua mãe e teus irmãos estão lá
fora e querem falar contigo». Ele respondeu àquele que lhe falou: ‘Quem é
minha mãe, e quem são meus irmãos?’ E, estendo a mão para os
discípulos. acrescentou: ‘Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele
que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha
irmã e minha mãe.
Nisso chegaram a mãe os irmãos de Jesus.
Ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. Ao seu redor estava
sentada muita gente. Disseram-lhe: «Tua mãe e teus irmãos e irmãs estão
lá fora e te procuram». Ele respondeu: «Quem é minha mãe? Quem são meus
irmãos?» E passando o olhar sobre os que estavam sentados ao seu redor,
disse: «Eis minha mãe e meus irmãos! Quem faz a vontade de Deus, esse é
meu irmão, minha irmã e minha mãe».
E, finalmente, no Evangelho de São Lucas, capítulo 8, versículos 19 a 21:
Sua mãe e seus irmãos vieram ter com
ele, mas não podiam se aproximar, por causa da multidão. Alguém lhe
comunicou: «Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem te ver». Ele
respondeu: «Minha mãe e meus irmãos são estes: os que ouvem a Palavra de
Deus e a põe em prática».
Ora, se a primeira comunidade cristã fez
questão de narrar este fato em três dos quatro Evangelhos é porque
realmente se trata de um acontecimento histórico. Mas, então, o que quis
dizer Nosso Senhor Jesus Cristo?
Não parece possível que Ele tenha
realmente desprezado ou feito pouco caso de sua mãe. Basta recordar a
passagem referente ao jovem rico, quando Ele diz que, para entrar no
Reino do Céu é preciso honrar pai e mãe:
Alguém aproximou-se de Jesus e disse:
«Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna?» Ele respondeu:
«Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é bom. Se queres entrar
na vida, observa os mandamentos». – «Quais», perguntou ele. Jesus
respondeu: «Não cometerás homicídio, não cometerás adultério, não
roubarás, não levantarás falso testemunho, honra pai e mãe, ama teu
próximo como a ti mesmo».11 11 Mt 19,16-19
Mais plausível seria pensar que Jesus
deseja mostrar, nessa passagem, que a salvação não estaria mais ligada
ao sangue do povo judeu e ensinando, sim, que o novo povo de Deus será
baseado em uma nova realidade: na fé e na obediência à vontade de Deus.
Leia também: Santa Maria, Mãe de Deus
No Antigo Testamento, para uma pessoa
ser inseri da no ‘povo de Deus’ bastava o nascimento, não era preciso
fazer nada, poder-se-ia dizer que as pessoas eram salvas pela genética. É
evidente que, por causa disso, os judeus desprezavam aqueles que não
faziam parte da ‘raça eleita’, os goym, os gentios. Jesus, então, quer
quebrar o paradigma dos laços sanguíneos. Alguns versículos antes do
episódio com sua mãe, Ele havia sinalizado esse novo modo de ser povo de
Deus quando disse:
Então, alguns escribas e fariseus
disseram a Jesus: ‘Mestre, queremos ver um sinal da tua parte.’ Ele
respondeu-lhe: ‘Uma geração perversa e adúltera busca um sinal, mas
nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas. De fato,
assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia,
assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no ventre
da terra. No dia do Juízo, os habitantes de Nínive se levantarão
juntamente com esta geração e a condenação, pois eles mostraram
arrependimento com a pregação de Jonas. No dia do Juízo, a rainha do Sul
se levantará juntamente com esta geração e a condenará; pois ela veio
dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e aqui está quem
é mais do que Salomão.12 12 Mt 12,38-42
Ora, a ‘geração perversa e adúltera’ a
que Jesus referiu-se são os judeus, a raça eleita. Jonas não queria
pregar em Nínive, como é sabido, porque lá eram todos gentios, no
entanto, ele prega e os ninivitas se convertem. Da mesma forma, a rainha
do Sul, de Sabá, é uma mulher negra, etíope, portanto, não pertencia ao
povo de Israel, mas ela ouve a mensagem de Salomão.
Logo, o que Jesus está fazendo é
escandalizar os judeus que estavam ao seu redor, dizendo que o que passa
a valer é a conversão, ou seja, fazer a vontade de Deus, obedecer os
mandamentos e não mais os laços sanguíneos. A «nova» família de Jesus é
formada por aqueles que fazem a vontade de Deus que está no céu. O novo
povo de Deus está baseado, portanto, na fé.
Nesse viés, Maria Santíssima passa a ser
honrada não tanto por ter dado a carne ao Salvador, mas por tê-lo
concebido na obediência:
Faça-se em mim segundo a Tua vontade.13 13 Lc 1,38
É por isso que justamente esta passagem
controversa dos Evangelhos é usada pela Igreja para as missas em honra à
Nossa Senhora. No missal de Pio V, utilizado até o ano de 1969, nas
missas votivas de Nossa Senhora, o Evangelho proclamado era sempre e se.
Portanto, Jesus não desprezou sua mãe com essas palavras. A mãe de
Jesus é aquela que faz a vontade do Pai.
A graça maior de Maria Santíssima foi ter crido e feito a vontade de Deus em sua vida.
Fonte: A RESPOSTA CATÓLICA – Padre Paulo Ricardo
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