O símbolo da escada é muito usado na espiritualidade cristã. Pela
"escada" subimos até Deus e descemos até aos irmãos. Deus desce até nós e
nós subimos até Ele. Vamos meditar sobre os três degraus da vida
espiritual, conhecido também como três etapas, três vias da
espiritualidade cristã.
1. A via purgativa. É a etapa da
purificação do coração, do combate ao pecado, da constante conversão. A
etapa purgativa, significa limpeza, penitência, noites escuras,
provações e chama-se também de ascese. Quer dizer, a subida até Deus,
requer o desapego criaturas, e a descoberta de quem somos nós e de quem é
Deus. A via purgativa se caracteriza pela dor, vergonha, arrependimento
pelos pecados. Há uma compreensão da gravidade, do perigo, da crueldade
do pecado, com o desejo de crescer, melhorar, santificar-se.
A
ascese, a via purgativa equivale ao tomar a cruz de cada dia, entrar
pela porta estreita, renunciar-se a si mesmo, adquirir sensibilidade
espiritual com o desejo de ser livre do mal. Esta purificação atinge o
entendimento, a vontade, a memória. Trata-se de ordenar os afetos
desordenados, trabalhar o defeito principal, suportar tentações, aceitar
provações, adquirir forças para agir contra o que afasta de Deus.
Via
purgativa é arrumar a casa, trabalhar o ego profundo, curar feridas.
Passa-se por experiências de desânimo, desolação, aridez. É necessário
muita oração, leitura e direção espiritual, confissão para que seja
extirpada a raiz do mal. Os frutos desta etapa são: o conhecimento de
si, aproximação de Deus, amor ao próximo, humildade, crescimento nas
virtudes.
2. A via iluminativa. Consta de
muita iluminação interior, abertura para a graça, gosto pela Palavra,
pela oração. Aumenta o desejo de santificação, de aquisição de virtudes,
e o desejo da contemplação. Há um saborear, degustar, experimentar a
presença de Deus e sua ação em nós. Somos tocados pelo amor, amizade,
misericórdia de Deus. Fazemos a experiência da admiração, do gosto, da
aspiração por Deus, como também fazemos descobertas espirituais,
adquirimos conhecimentos novos, sensibilidade pelo mistério. O desejo de
servir melhor o próximo, de pregar a Palavra, de transmitir a
experiência do amor de Deus, tornam-se mais intensos.
A via
iluminativa se caracteriza pela fascinação por Deus, pelo gosto e
descobertas místicas. A pessoa tem desejo de entrega e doação de si, de
amor à cruz, sensibilidade fraterna, de direção espiritual, de amor ao
Espírito Santo com seus dons e frutos. A paz e a serenidade interior, o
amor a Maria e aos santos, o estímulo para a oração e para serviço aos
irmãos, especialmente aos pobres, são frutos da via iluminativa.
3. A via unitiva. É chamada de
matrimônio espiritual da alma com Deus. Esta união é com a Santíssima
Trindade. O silêncio, a solidão, a contemplação marcam a via unitiva,
como também, experiência de luz e de obscuridade que leva para mais luz.
A união com Deus é transparente, irradiante e simples. A pessoa evita
os pecados pequenos, abandona-se confiantemente em Deus e desdobra-se em
boas obras e cuidados pelo próximo. As virtudes teologais e morais são
vividas com profundidade e inefabilidade. A alma é uma só coisa com
Deus, como uma chama de duas velas.
Dom Orlando Brandes
Arcebispo de Londrina (PR)
Nenhum comentário:
Postar um comentário