Muitos
me perguntam onde está na Bíblia o purgatório? Ele é uma exigência da
razão e mesmo da caridade de Deus por nós. A palavra “purgatório” não
existe na Bíblia, foi criada pela Igreja, mas a realidade, o “conceito
doutrinário” deste estado de purificação existe amplamente na Sagrada
Escritura como vamos ver. A Igreja não tem dúvida desta realidade por
isso, desde o primeiro século reza pelo sufrágio das almas do
purgatório.
1 – São Gregório Magno (?604), Papa e doutor da Igreja, explicava o
purgatório a partir de uma palavra de Jesus: “No que concerne a certas
faltas leves, deve-se crer que existe antes do juízo um fogo
purificador, segundo o que afirma aquele que é a Verdade, dizendo que se
alguém tiver pronunciado uma blasfêmia contra o Espírito Santo, não lhe
será perdoado nem no presente século nem no século futuro (Mt 12,31).
Desta afirmação podemos deduzir que certas faltas podem ser perdoadas no
século presente, ao passo que outras, no século futuro” (Dial. 41,3). O
pecado contra o Espírito Santo, ou seja a pessoa que recusa de todas as
maneiras os caminhos da salvação, não será perdoado nem neste mundo,
nem no mundo futuro. Mostra o Senhor Jesus, então, neste trecho,
implicitamente, que há pecados que serão perdoados no mundo futuro, após
a morte.
2 – O ensinamento sobre o purgatório tem
raízes já na crença dos próprios judeus do Antigo Testamento; cerca de
200 anos antes de Cristo, quando ocorreu o episódio de Judas Macabeus.
Narra-se aí que alguns soldados judeus foram encontrados mortos num
campo de batalha, tendo debaixo de suas roupas alguns objetos
consagrados aos ídolos, o que era proibido pela Lei de Moisés. Então
Judas Macabeus mandou fazer uma coleta para que fosse oferecido em
Jerusalém um sacrifício pelos pecados desses soldados. “Então
encontraram debaixo da túnica de cada um dos mortos objetos consagrados
aos ídolos de Jâmnia, coisas proibidas pela Lei dos judeus. Ficou assim
evidente a todos que haviam tombado por aquele motivos. puseram-me em
oração, implorando que o pecado cometido encontrasse completo perdão
(.). Depois [Judas] ajuntou, numa coleta individual, cerca de duas mil
dracmas de prata, que enviou a Jerusalém para que se oferecesse um
sacrifício propiciatório. Com ação tão bela e nobre ele tinha em
consideração a ressurreição, porque, se não cresse na ressurreição dos
mortos, teria sido coisa supérflua e vã orar pelos defuntos. Além disso,
considerava a magnífica recompensa que está reservada àqueles que
adormecem com sentimentos de piedade. Santo e pio pensamento! Por isso,
mandou oferecer o sacrifício expiatório, para que os mortos fossem
absolvidos do pecado” (2Mc 12,39-45).
O autor sagrado, inspirado pelo Espírito Santo, louva a ação de
Judas: “Se ele não esperasse que os mortos que haviam sucumbido iriam
ressuscitar, seria supérfluo e tolo rezar pelos mortos. Mas, se
considerasse que uma belíssima recompensa está reservada para os que
adormeceram piedosamente, então era santo e piedoso o seu modo de
pensar. Eis porque ele mandou oferecer esse sacrifício expiatório pelos
que haviam morrido, afim de que fossem absolvidos do seu pecado”. (2 Mac
12,44s) .Neste caso, vemos pessoas que morreram na amizade de Deus, mas
com uma incoerência, que não foi a negação da fé, já que estavam
combatendo no exército do povo de Deus contra os inimigos da fé.
Cometeram uma falta que não foi mortal.Fica claro no texto de Macabeus que os judeus oravam pelos seus mortos e por eles ofereciam sacrifícios, e que os sacerdotes hebreus já naquele tempo aceitavam e ofereciam sacrifícios em expiação dos pecados dos falecidos e que esta prática estava apoiada sobre a crença na ressurreição dos mortos. E como o livro dos Macabeus pertence ao cânon dos livros inspirados, aqui também está uma base bíblica para a crença no purgatório e para a oração em favor dos mortos.
3 – Com base nos ensinamentos de São
Paulo, a Igreja entendeu também a realidade do purgatório. Em 1Cor 3,10,
ele fala de pessoas que construíram sobre o fundamento que é Jesus
Cristo, utilizando uns, material precioso, resistente ao fogo (ouro,
prata, pedras preciosas) e, outros, materiais que não resistem ao fogo
(palha, madeira). São todos fiéis a Cristo, mas uns com muito zelo e
fervor, e outros com tibieza e relutância. E S. Paulo apresenta o juízo
de Deus sob a imagem do fogo a provar as obras de cada um. Se a obra
resistir, o seu autor “receberá uma recompensa”; mas, se não resistir, o
seu autor “sofrerá detrimento”, isto é, uma pena;
que não será a condenação; pois o texto diz explicitamente que o
trabalhador “se salvará, mas como que através do fogo”, isto é, com
sofrimentos.
4 – Na passagem de Mc 3,29, também há
uma imagem nítida do purgatório:”Mas, se o tal administrador imaginar
consigo: ‘Meu senhor tardará a vir’. E começar a espancar os servos e as
servas, a comer, a beber e a embriagar-se, o senhor daquele servo virá
no dia em que não o esperar (.) e o mandará ao destino dos infiéis. O
servo que, apesar de conhecer a vontade de seu senhor, nada preparou e
lhe desobedeceu será açoitado com numerosos golpes. Mas aquele que,
ignorando a vontade de seu senhor, fizer coisas repreensível será
açoitado com poucos golpes.” (Lc 12,45-48). É uma referência clara ao
que a Igreja chama de Purgatório. Após a morte, portanto, há um “estado”
onde os “pouco fiéis” haverão de ser purificados.
5 – Outra passagem bíblica que dá margem
a pensar no purgatório é a de (Lc 12,58-59): “Ora, quando fores com o
teu adversário ao magistrado, fazer o possível para entrar em acordo com
ele pelo caminho, a fim de que ele não te arraste ao juiz, e o juiz te
entregue ao executor, e o executor te ponha na prisão. Digo-te: não
sairás dali, até pagares o último centavo.”
O Senhor Jesus ensina que devemos sempre entrar “em acordo” com o
próximo, pois caso contrário, ao fim da vida seremos entregues ao juiz
(Deus), nos colocará na “prisão” (purgatório); dali não sairemos até
termos pago à justiça divina toda nossa dívida, “até o último centavo”.
Mas um dia haveremos de sair. A condenação neste caso não é eterna. A
mesma parábola está em Mt 5, 22-26: “Assume logo uma atitude
reconciliadora com o teu adversário, enquanto estás a caminho, para não
acontecer que o adversário te entregue ao juiz e o juiz ao oficial de
justiça e, assim, sejas lançado na prisão. Em verdade te digo: dali não
sairás, enquanto não pagares o último centavo” . A chave deste
ensinamento se encontra na conclusão deste discurso de Jesus: “serás
lançado na prisão”, e dali não se sai “enquanto não pagar o último
centavo”.
6 – A passagem de São Pedro 1Pd 3,18-19;
4,6, indica-nos também a realidade do purgatório:”Pois também Cristo
morreu uma vez pelos nossos pecados (.) padeceu a morte em sua carne,
mas foi vivificado quanto ao espírito. É neste mesmo espírito que ele
foi pregar aos espíritos que eram detidos na prisão, aqueles que
outrora, nos dias de Noé, tinham sido rebeldes (.).” Nesta “prisão” ou
“limbo” dos antepassados, onde os espíritos dos antigos estavam presos, e
onde Jesus Cristo foi pregar durante o Sábado Santo, a Igreja viu uma
figura do purgatório. O texto indica que Cristo foi pregar “àqueles que
outrora, nos dias de Noé, tinham sido rebeldes”. Temos, portanto, um
“estado” onde as almas dos antepassados aguardavam a salvação. Não é um
lugar de tormento eterno, mas também não é um lugar de alegria eterna na
presença de Deus, não é o céu. É um “lugar” onde os espíritos
aguardavam a salvação e purificação comunicada pelo próprio Cristo.
Do livro: ”O Purgatório” – O que a Igreja ensina, Prof. Felipe Aquino
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