quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Regional reflexão Igreja debate sua atuação frente às drogas no Ceará

 O Congresso da Pastoral da Sobriedade no Estado ocorre de amanhã até domingo na cidade do Crato

Crato. "A Igreja perante as drogas". Esse é o tema do 1º Congresso da Pastoral da Sobriedade no Estado do Ceará. O evento será sediado neste município de amanhã até domingo, no Centro de Expansão Dom Vicente Matos, no bairro Granjeiro. A expectativa é que mais de 200 pessoas do Ceará e de outros Estados participem da conferência.

Tóxicos são consumidos por cerca de 10% da população mundial FOTO: MARCELO CASAL JR.


Entre os convidados para o evento estará o idealizador da Pastoral da Sobriedade e bispo da Diocese de Lins, em São Paulo, dom Irineu Danelon, presidente nacional da pastoral. O congresso contará com palestras, celebrações e momentos de reflexão sobre as atividades desenvolvidas pelo grupo.

As drogas afetam grande parte da população brasileira. Segundo o assessor eclesiástico da pastoral do Crato, frei Barbosa, cada vez mais cedo os adolescentes entram em contato com os entorpecentes, carregando consigo, em média, quatro outras pessoas, chamadas por ele de co-dependentes.

Para ele, o uso de drogas traz várias consequências com altos índices de abandono escolar, rompimento dos laços sociais.

"A droga tem escravizado e tirado a dignidade e a consciência de muitos dependentes e desestruturando seus familiares, isso quando não tira a vida. A vida é um dom de Deus e preciso cuidar daquilo que Deus nos deu", pontua Frei Barbosa.

A Pastoral da Sobriedade é a ação conjunta, desenvolvida pela igreja católica, que busca a integração entre todas as pastorais, movimentos, comunidades terapêuticas e casas de recuperação. A atuação é feita a partir de cinco etapas: prevenção, intervenção, reinserção familiar e social e atuação política.

Dom Fernando Panico, bispo da diocese do Crato, lembra que todas as pessoas, independentes da sua condição, precisam ser amadas e respeitadas.

"É preciso consolidar o compromisso com a pessoa humana Amando, respeitando e ajudando o nosso irmão seremos pessoas melhores", ressalta Panico.

Além de resgatar, a pastoral realiza capacitação de pessoas que sentem o desejo de contribuir com o trabalho tornando-se um agente da entidade.

De acordo Rogério Melo, coordenador da Pastoral da Sobriedade Regional Nordeste 1, muitos dos agentes são ex-dependentes químicos que após serem reinseridos na sociedade passam a contribuir com o projeto. "Mas não são apenas os ex-usuários que contribuem com a nossa missão. Muitos familiares se solidarizam com o trabalho e ajudam de alguma forma", lembra Melo.

O coordenador da pastoral lembra ainda que todas as pessoas que se interessarem pelo projeto podem participar, basta se deslocar até a paróquia mais próxima e buscar informações.

Melo frisa ainda que a Pastoral da Sobriedade é uma atuação especial em resposta a um problema social, dirigida pelos pastores e em comunhão com toda a doutrina da Igreja.

"Se você é aberto ao diálogo, disponível para o serviço e em sobriedade, você pode nos ajudar na obra sendo um colaborador e agente da pastoral", destaca Rogério Melo.

Atuação
A Pastoral da Sobriedade comemora 15 nos de atividades no Brasil e oito anos no Regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Ceará.

Segundo os organizadores do evento são anos de intensa caminhada e luta contra a dependência química. Por isso, eles acreditam que há muito que se comemorar, pois nesses anos avaliam que muitas vidas foram transformadas graças a iniciativa.

O 1º Congresso da Pastoral da Sobriedade no Estado do Ceará será aberto amanhã a noite com acolhida e cadastramento dos participantes. No segundo dia de evento serão realizadas missas e pregações. Uma delas é nominada de "A Espiritualidade da Pastoral da Sobriedade nesta caminhada dos 15 anos no Brasil e 8 anos no Ceará, salvando Vidas e Almas", ministrada por Dom Irineu Danelon.

Logo mais a tarde a psicóloga Lêda Pinheiro realizará uma palestra sobre substâncias psicoativas, desafios da humanidade. O dia termina com uma missa.

No terceiro e último dia de congresso as atividades começam com uma missa. Em seguida novas pregações, tendo uma delas o tema "Avançar para águas mais profundas", ministrada por Rogério Melo. Haverá também testemunhos de resultados da Pastoral da Sobriedade nestes últimos oito anos de atividades no Ceará.

Drogas
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 10% da população dos grandes centros urbanos de todo o mundo consomem abusivamente substâncias psicoativas, independente de idade, sexo, nível de instrução e também do seu poder aquisitivo.

No Brasil esse número não é muito diferente, o que torna o uso de álcool, e outras drogas, um grave problema de saúde pública. Para tentar amenizar a situação instituições religiosas como Pastoral da Sobriedade tem trabalhado na busca de evitar que mais jovens façam uso da substância.

SAMYLLA ALVES
COLABORADORA

Êxito
"Estamos muito felizes em sediar no Crato este evento que busca discutir soluções para reduzir o uso de drogas"
Dom Fernando Pânico
Bispo da Diocese do Crato

"Pessoas antes reféns de inúmeros vícios, foram tocadas por uma palavra restauradora que fez elas mudarem de vida"
Rogério Melo
Coordenador da Pastoral da Sobriedade

Nenhum comentário:

Postar um comentário