Papa nomeou arcebispo que já atuou em Cuba e Colômbia como diretor da Congregação para o Clero, em Roma
Cidade do Vaticano. O papa Francisco anunciou neste sábado novas mudanças na Cúria Romana, entre elas a nomeação do arcebispo Beniamino Stella como responsável pela Congregação para o Clero, dicastério vaticano que se ocupa dos seminaristas e sacerdotes. Stella, de 72 anos, foi núncio em Cuba e na Colômbia e presidia atualmente a Pontifícia Academia Eclesiástica. Agora, ele substitui o cardeal Mauro Piacenza, de 69 anos, designado ao cargo três anos atrás.
A mudança mais significativa promovida pelo substituto de Bento XVI foi a ida de Pietro Parolin para a Secretaria de Estado do Vaticano Foto: reuters
Pacienza agora assumirá a Penitenciária Apostólica, responsável pelas indulgências. A função era anteriormente do cardeal português Manuel Monteiro de Castro, que completou 75 anos em março, atingindo a idade de aposentadoria dos religiosos.
Mais mudanças
O papa Francisco anunciou também a substituição do arcebispo croata Nikola Eterovic, até o momento secretário do Sínodo dos Bispos, que deixa o cargo após 9 anos, dando lugar ao arcebispo italiano Lorenzo Baldisseri, de 73 anos, que era Secretário da Congregação dos Bispos. Eterovic, por outro lado, foi nomeado como núncio apostólico na Alemanha. Francisco ainda confirmou o cardeal italiano Fernando Filoni como prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos e o alemão Ludwig Müller como prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé. Quanto a Congregação para o Clero, o papa confirmou como secretário deste dicastério o espanhol Celso Morga Iruzubieta. Já o responsável para os seminaristas passa a ser o mexicano Jorge Carlos Patrón Wong.
O novo responsável pela Pontifícia Academia Eclesiástica, escola diplomática da Santa Sé, agora é o italiano Giampiero Gloder. Desde que Francisco iniciou pontificado, a mudança mais importante na Cúria foi a nomeação de Pietro Parolin, como substituto de Tarsicio Bertone na Secretaria de Estado do Vaticano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário