sábado, 14 de setembro de 2013

Hospital de Messejana Ceará faz 2 transplantes de coração em 24 horas

Neste ano, foram feitos 15 procedimentos, mas ainda existe uma fila de espera formada por 13 pacientes na unidade
Nesta semana, a equipe médica do Hospital de Messejana realizou dois transplantes de coração em 24 horas. Os dois pacientes ainda se encontram na Unidade de Terapia Incentiva (UTI), mas têm apresentado uma boa recuperação e retornarão à vida normal, de acordo com informações do coordenador do hospital, João David de Souza Neto.

Conforme a gestão da unidade, o local tem a capacidade médica e estrutural para fazer mais de dois transplantes por dia, caso recebesse mais doações 

O gestor também afirma que a unidade tem capacidade médica e estrutural para fazer mais de dois transplantes por dia, caso recebesse doações diárias. Em 2013, foram realizados 15 transplantes, mas ainda existe uma fila de espera com 13 pacientes, dentre esses, quatro se encontram em situações graves.

Além do atendimento de adultos, a unidade também realiza transplantes cardíacos infantis, que apresentaram uma queda considerável neste ano. Por enquanto, sete crianças e adolescentes, entre 1 e 17 anos, estão na fila de espera.

São vários os desafios enfrentados para mudar essa situação, segundo a coordenadora da Unidade de Pediatria do Hospital de Messejana, Klébia Castelo Branco. "As doações de órgãos, as condições socioeconômicos desfavoráveis dos pacientes, as dificuldades financeiras que atrapalham o acompanhamento ambulatorial, além do déficit nutricional, devido à falta de alimentação adequada para muitas das crianças, são barreiras que limitam a realização do procedimento", afirma a médica.

Klébia Castelo acrescentou que, para alterar esse quadro, as campanhas de doações de órgão são fundamentais e de suma importância para aumentar o número de doações infantis.

Recorde

O Ceará é destaque quando a questão é transplante. Durante o primeiro semestre deste ano, os números foram positivos, tanto que o Estado bateu recorde em transplantes de fígado (128) e pâncreas (9). A média se aproxima da quantidade de transplantes de fígado (158) de todo o ano passado e de pâncreas (10).

De acordo com a Central de Transplantes do Ceará, de 2003 (420) para 2012 (1.269), foi registrado um aumento de 202% no número de procedimentos realizados, sendo o Estado brasileiro com maior número de transplantes de fígado por milhão de habitantes.

Doe de coração

Chegando à sua 11º edição neste ano, a Campanha Doe de Coração, organizada pela Fundação Edson Queiroz, busca sensibilizar a população em favor da doação de órgãos e da diminuição da barreira do preconceito. Realizado sempre no mês de setembro, o movimento busca mobilizar a população por meio dos veículos de comunicação.

A iniciativa é também uma das responsáveis pelo aumento do número de transplantes no Estado do Ceará. De acordo com o coordenador da Unidade de transplante do Hospital de Messejana, João David de Souza Neto, a campanha é de fundamental importância para conscientizar a população, tanto que, segundo o gestor, o Ceará é referência nacional em cirurgias nessa área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário