
S. Clemente de Roma (+102), Papa (88-97)
Santo Inácio de Antioquia (+110)São Policarpo de Esmira (+156)
Pastor de Hermas (+160)
Aristides de Atenas (+160)
S. Hipólito de Roma (160-235)
São Justino (+165)
Militão de Sardes (+177)
Atenágoras (+180)
S. Teófilo de Antioquia (+181)
Orígenes de Alexandria (184-254)
Santo Ireneu (+202)
Tertuliano de Cartago (+220)
S. Clemente de Alexandria (+215)
Metódio de Olimpo (séc. III)
S. Cipriano de Cartago (210-258)
Novaciano (+257)
S. Atanásio (295-373), Alexandria
S. Efrém (306-373), diácono, Mesopotânia
S. Hilário de Poitiers (310-367) bispo e doutor, Poitiers.
S. Cirilo de Jerusalém (315-386) bispo e doutor, Jerusalém.
S. Basílio Magno (330-369) bispo e doutor, Cesareia.
S. Gregório Nazianzeno (330-379) bispo e doutor, Nazianzo.
S. Ambrósio (340-397), bispo e doutor, Treves-Itália.
S. Eusébio de Cesareia (340)
S. Gregório de Nissa (340)
Prudêncio (384-405)
S. Jerômo ( 348-420), presbítero e doutor, Strido, Itália.
S. João Crisóstomo (349-407), bispo e doutor, Antioquia.
S. Agostinho (354-430), bispo e doutor, Tagaste-Tunísia.
S. Cirilo de Alexandria (370-442), bispo e doutor Egito.
S. Pedro Crisólogo (380-451), bispo e doutor, Imola-Itália.
S. Leão Magno (400-461), papa e doutor, Toscana, Itália.
S. Paulino de Nola (431)
Sedúlio (séc. V)
S. João Cassiano (360-435)
S. Vicente de Lerins (450)
S. Bento de Núrcia (480-547)
Venâncio Fortunato (530-600)
S. Ildefonso de Toledo (617-667)
S. Máximo Confessor (580-662)
É interessante notar que hoje muitos pastores protestantes estão se convertendo ao Catolicismo. A Revista americana ‘Sursum Corda!’ Special Edition 1996, informa que nos últimos dez anos cerca de cinquenta pastores americanos se converteram, sendo que muitos outros estão a caminho da Igreja Católica.
As três causas mais frequentes apontadas por eles são:
1. O subjetivismo doutrinário que reina entre as várias denominações protestantes, em consequência do princípio ‘a Bíblia como única fonte da fé’, e do seu ‘livre exame’ por cada crente, o que dá margem a muitas interpretações diferentes para uma mesma questão de fé e de moral;
2. O re-estudo dos escritos dos Santos Padres, aqueles que contribuíram decididamente para a formulação correta da doutrina católica: a Santíssima Trindade, Jesus Cristo, a Igreja, os Sacramentos, a graça, etc., e que vão desde os apóstolos até S. Gregório Magno (+604) no Ocidente, e até S. João Damasceno (+749) no Oriente;
3. A definição do Cânon da Bíblia, isto é dos seus livros, que não é deduzida da própria Bíblia, mas da Tradição oral da Igreja. É a Igreja
que abona a Bíblia e não o contrário. A análise profunda desses pontos têm mostrado a muitos pastores os enganos do protestantismo (PR, n.419, abril de 97, pp.146 a 160).
que abona a Bíblia e não o contrário. A análise profunda desses pontos têm mostrado a muitos pastores os enganos do protestantismo (PR, n.419, abril de 97, pp.146 a 160).
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