Deus é onipresente, isto é, Ele está presente em toda parte, e em especial atenção na Santa Missa. Por isso é que dizemos que é na Missa que nos encontramos com Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Isto porque Deus se faz presente três vezes na hora da Santa Missa, a saber:
1 - Jesus prometeu estar presente no lugar onde várias pessoas se reunirem em seu nome para rezar; Só para lembrar, a Missa começa Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo.
2 - A presença de Cristo na Missa se faz pelas leituras de sua palavra, através das quais Deus trino fala conosco. E a nossa resposta deve ser em palavras, pela oração, e em atitudes: De respeito, concentração, acolhimento e de silêncio no momento em que estamos ouvindo, ou rezando.
3 - Deus está presente nas espécies Eucarísticas, principalmente na hora da Consagração, na qual devemos o maior respeito, acolhimento, atitude de oração, e principalmente, SILÊNCIO.
Portanto, quase nada justifica uma atitude de descontração, conversas, risos que além de tudo, prejudica os demais que estão sintonizados com Deus .
Jesus, ajude-nos na hora da Missa a: Arrependermos dos nossos pecados, a prestar a máxima atenção às leituras e explicações das mesmas, a ter uma atitude orante com respeito e acolhimento na segunda parte da missa.
A presença de Cristo na Liturgia: Cristo está sempre presente em Sua Igreja, sobretudo nas ações litúrgicas. Na missa, por exemplo, Cristo está quatro vezes presente, da seguinte forma:
1) Presente está no sacrifício da missa, tanto na pessoa do ministro, quanto sobretudo sob as espécies de pão e de vinho;
2) Presente pela Sua força nos sacramentos, de tal forma que quando alguém batiza é Cristo mesmo que batiza;
3) Presente está pela Sua palavra, pois é Ele mesmo que fala quando se lêem as Sagradas Escrituras na igreja;
4) Está presente finalmente quando a igreja suplica e canta salmo. Pois Ele prometeu: "Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, aí estarei no meio deles" (Mt 18,20).
Porém, a presença mais forte de Cristo está no Sacrosanto Mistério da Eucaristia. Cristo está presente nas espécies Eucarísticas, principalmente na hora da Consagração, na qual devemos o maior respeito, acolhimento, atitude de oração, e principalmente, SILÊNCIO. Desta forma, devemos ter quatro motivos para respeitar, para nos silenciar, para nos recolher e adorar Jesus Cristo quatro vezes presente na Santa Missa. Portanto, quase nada justifica uma atitude de descontração, conversas, risos que além de tudo, prejudicam os demais que estão sintonizados com Deus. Caros irmãos, que isso nunca aconteça conosco da linha de frente da Igreja. Pois é comum, às vezes, a gente ver pessoas da própria paróquia encarregadas de orientar a coleta, a procissão de entrada entre outras, conversando em voz alta umas com as outras, quando estão se organizando na porta da igreja. Apesar de que, às vezes, uma troca de informação se faz necessária, isso acarreta em mau exemplo para os demais, principalmente jovens. Eles pensam: Se as "tias" que coordenam a missa estão conversando, é porque a gente também pode conversar. Essa troca de informação de última hora entre responsáveis pela missa deveria ser feita na base do cochicho, para não dar mau exemplo. O ideal seria melhorar a preparação entre as equipes de liturgia para evitar o surgimento de necessidades de se comunicar principalmente em voz alta durante a missa
Nenhum comentário:
Postar um comentário