domingo, 1 de setembro de 2013

câncer de mama Mutirão médico beneficia mulheres

Os procedimentos cirúrgicos irão colaborar para um diagnóstico precoce e correto das pacientes
A solidariedade e a vontade de contribuir para a melhora de alguém motivaram a Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Ceará (Coopanest-CE) a realizar, neste sábado, na Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, um mutirão de cirurgias de mama. A ação marca as atividades programadas para as comemorações do Dia do Anestesista, em 16 de outubro.

Houve aumento de 168 mortes, entre os anos de 2005 e 2010. Somente em 2010, foram contabilizados 499 óbitos no Estado, conforme o Inca FOTO: ALEX PIMENTEL

Chamada de Projeto Faça um Rosto Feliz, a iniciativa beneficiou, aproximadamente, 40 mulheres que aguardavam pela cirurgia, cujo objetivo foi a retirada de material a ser enviado para análise a fim de se ter diagnóstico correto. As pacientes faziam parte da fila da Santa Casa por esse tipo de operação. Ainda esperam pelo procedimento, no hospital, cerca de 20 mulheres.

Segundo Alberto de Oliveira Júnior, anestesista e presidente da Coopanest-CE, todos os anos, a Cooperativa realiza uma ação de responsabilidade social a exemplo dos mutirões de cirurgias. Dessa vez, a escolha pelas operações na mama foi motivada, sobretudo, devido ao índice preocupante de casos no Estado e à gravidade de um problema que pode ser resolvido sem maiores complicações. "A atividade, além de beneficiar essas pacientes, também contribui para a aproximação dos anestesistas com a população, desmistificando ideias", comenta.

O médico enfatiza que, apesar de ser possível a prevenção da doença, as estatísticas mostram que muitas mulheres ainda são acometidas pela patologia. Conforme a Coopanest-CE, dados do Comitê Estadual do Controle do Câncer mostram que 2.000 casos de câncer de mama surgirão neste ano no Ceará.

Outro número indicado pela Cooperativa tem como fonte o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O órgão revela que houve aumento de 168 mortes, entre os anos de 2005 e 2010. Somente em 2010, foram contabilizados 499 óbitos no Estado por conta da doença.

Informação

Por conta da gravidade do câncer de mama e dos expressivos números que a patologia representa, a realização de iniciativas como o mutirão são imprescindíveis. Alberto de Oliveira destaca assim o apoio do Serviço de Mastologia da Santa Casa de tornar a ideia possível. "Precisamos levar mais informações às pessoas. A doença tem de ser descoberta a tempo. Essas mulheres devem saber como se prevenir e agir quando acharem algo suspeito", alerta o médico.

Ana Carla (nome fictício) descobriu, por meio do autoexame, técnica bastante importante para o diagnóstico precoce, o tumor em uma das mamas. Operada por duas vezes, ela agora se prepara para a mastectomia, já que a doença persiste. "Tenho esperança de me curar. Mas se eu não conhecesse o meu corpo e procurasse ajuda, talvez teria sido tarde demais", revela.

Autoexame

A mastologista Ana Patrícia Barbosa alerta justamente para a importância de as mulheres realizarem o autoexame assim como fez Ana Carla.

A especialista explica que além da mulher apalpar a mama regularmente, é essencial a realização da primeira mamografia entre os 35 e 40 anos de idade. Caso se tenha histórico da doença na família, o procedimento tem de ser feito dez anos da primeira parente mais jovem acometida pela patologia.

"Ainda estamos diante de números assustadores para uma doença curável. As mulheres enfrentam diversos desafios desde a negação da doença até o medo de perder a feminilidade, com a retirada completa da mama, comum em alguns casos", relata.

A especialista informa que o câncer de mama é multifatorial, ou seja, vários aspectos influenciam na sua ocorrência, a exemplo da genética, estilo de vida e alimentação, por isso a importância de se manter hábitos considerados saudáveis e do acompanhamento médico regular.

Ciente da necessidade de maior conscientização sobre a manutenção da saúde, a Coopanest-CE realizará também Jornada Educativa com serviços gratuitos e campanha informativa sobre anestesia na Praça do Ferreira, dia 16 de outubro, e no Beco do Cotovelo, em Sobral, dia 28 de setembro; e uma exposição de Mini Centro Cirúrgico, no Shopping Del Paseo, nos dias 16 e 17 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário