É
certo que, no Domingo da Ressurreição, Pedro e João encontraram no
túmulo a mortalha de Jesus. Os Sinóticos, que, por ocasião do
sepultamento, não falaram senão da mortalha, assinalam, no Domingo, os
“othonia” (= panos); a mortalha evidente faz parte desses “othonia”. São
João que, em seu evangelho, não falou na sexta-feira santa a não ser
dos “othonia”, assinala, no Domingo, os “othonia” e o “soudarion”.
Veremos com M. Lévesque que este “soudarion” é a mortalha, do aramaico
em que pensa São João. Quem o recusar será forçado a colocar a mortalha
entre os “othonia”.
Que destino lhe deram os apóstolos?
Apesar de natural repugnância própria a
judeus, para os quais tudo o que toca a morte é impuro, sobretudo um
pano manchado de sangue, é impossível admitir que não tivessem recolhido
com todo cuidado esta relíquia da Paixão do Homem-Deus. É necessário
admitir também que a esconderam cuidadosamente. Deveriam protegê-la da
destruição por parte dos perseguidores da jovem Igreja. Por outro lado,
não se podia pensar em propô-la à veneração dos novos cristãos, ainda
imbuídos do horror dos antigos pela infâmia da cruz. Haveremos de voltar
com mais vagar a este longo período em que a cruz se escondia sob
símbolos: só nos séculos V e VI é que veremos os primeiros crucifixos
que, de resto, aparecem ainda um tanto disfarçados. Só nos séculos VII e
VIII é que eles se espalham um pouco. Não será senão no século XIII que
se difundirá a devoção à Paixão de Cristo.
Acrescentemos a seguinte hipótese que
está baseada em fenômeno biológico misterioso, mas devidamente
verificado: é muito possível que nesta mortalha, portadora desde o
início de manchas sanguíneas, as impressões corporais não fossem
visíveis durante muitos anos. É possível que elas só se tenham
“revelado” posteriormente, como sobre uma chapa fotográfica que esconde
sua imagem virtual até o banho revelador.
Pois existe todo um período obscuro em
que a Mortalha (ou Sudário) não aparece, no qual não pode aparecer. Era
mesmo necessário que estivesse cuidadosamente escondida, para ter
escapado a todas as ocasiões de destruição. Romanos, persas, medos,
partos devastaram sucessivamente Jerusalém e demoliram suas igrejas. E o
que foi feito da Mortalha?
Nicéforo Calisto escreve em sua História
Eclesiástica que a imperatriz Pulquéria fez construir, em 436, em
Constantinopla, a basílica de Santa Maria dos “Blacherner” e ali
depositou os panos mortuários de Jesus, recentemente descobertos. É
precisamente aí que iremos ver o Santo Sudário, em 1204 (Roberto de
Clari). Entretanto, em 1171, segundo Guilherme de Tyr, o imperador
grego, Manuel I, Commeno (1122-1180) mostra ao rei Amaury de Jerusalém
as relíquias da Paixão: lança, cravos, esponja, coroa de espinhos e a
Mortalha que ele conservava na Capela do “Boucoleon”. Ora, tudo isto ali
está, mais uma Verônica, segundo Roberto de Clari. Convém, de resto,
notar que Nicéforo, morto em 1250, escreveu após a tomada de
Constantinopla, em 1204, quando a Mortalha desapareceu. Há, portanto,
alguma confusão possível.
Mas, muito tempo antes, são Braulio,
bispo de Saragoça, em 631, varão douto e prudente, em sua carta XLII ao
abade Tayon, fala como de coisa conhecida havia muito tempo “de sudaruim
quo corpus Domini est involutum – da Mortalha (= Sudário) em que o
corpo do Senhor foi envolvido”. E acrescenta: “A Sagrada Escritura não
diz que tenha sido conservado, mas não se pode tachar de supersticiosos
aqueles que acreditam na autenticidade deste Sudário”. Um “sudário” que
envolveu o corpo de Jesus não pode ser senão uma mortalha; vê-lo-emos no
capítulo do sepultamento.
Onde estava ela, pois, nesta época?
Abramos os três livros do abade
beneditino de lona, Adamnan, “Sobre os Santos Lugares, de acordo com a
relação de Arculfo, bispo francês”, secção III, cap. X: “de Sudarium
Domini”. Arculfo faz uma peregrinação a Jerusalém por volta do ano 640.
Aí viu e osculou o “Sudarium Domini quod in sepulcro super caput ipsius
fuerat positum – o Sudário do Senhor que no sepulcro estivera colocado
sobre Sua cabeça”. São as mesmas palavras com que se expressou são João
(cf.20,7). Ora, este sudário, segundo Arculfo, é uma comprida peça de
tecido que mede, avaliada a olho, cerca de 8 pés de comprimento (=2,44
m). Não é, portanto, um lenço, mas sim um lençol ou mortalha (=
sudário).
O venerável Beda, no começo do século
VIII, também registra este testemunho de Arculfo em sua História
Eclesiástica (De Loci Santis). Mais ou menos na mesma época, São João
Damasceno assinava entre as relíquias veneradas pelos cristãos o
“sindon”. Vemos desde logo que “sindon” e “sudarium” são empregados
indiferentemente como sinônimos.
Parece resultar de tudo isto que no
século VII a Mortalha ficara em Jerusalém ou voltara para lá e que não
foi para Constantinopla senão mais tarde. Quando? Não sabemos. Talvez
antes do século XII, durante o qual alguns peregrinos se referem ao
“sudarium quod fruit super caput eius” naquela cidade; acabamos de ver
segundo Arculfo que isto significa a Santa Mortalha. Em todo o caso, já
lá estava em 1204, por ocasião da 4ª Cruzada.
Roberto de Clari, cavaleiro da Picardia,
que tomou parte na tomada de Constantinopla, em 1204, nos conduz a
terreno já muito sólido.
Roberto é considerado pelos críticos de
história como homem de instrução média, um tanto ingênuo e que se pôde
deixar embair na política dos altos barões, dos quais estava longe. Mas é
testemunha muito atenta e perfeitamente sincera em relação a tudo o que
ele mesmo vê.
Ora, descreve ele minuciosamente (p. 82)
todas as riquezas e relíquias vistas nos palácios e nas “rikes
kapeles”, ricas capelas da cidade; especialmente no “Boucoleon” que
jocosamente denomina “el Bouke de Lion” (= o estreito de Lião) e em
Blachernes”. No “Boucoleon”, viu, a respeito de Jesus, dois pedaços da
verdadeira cruz, o ferro da lança, dois cravos, um fresquinho de sangue,
uma túnica e a coroa. Viu também (descrito à parte com longa lenda de
sua formação, quando de uma aparição de Nosso Senhor a um santo homem de
Constantinopla) uma “toaille”, isto é, um pano com o rosto do Salvador
(como a Verônica de Roma) e uma tela (ou placa de barro cozido) onde
estava ela decalcada.
Mas foi em “Blachernes” que encontrou o Santo Sudário. Tudo isto
escrito naquela rude língua d’oil do século XII, que vive ainda nos
atuais dialetos valões. É necessário lê-lo em voz alta, com o sotaque do
Norte, talvez ter também sangue valão nas veias, para saboreá-lo
plenamente. Em tradução, ei-lo aqui (p. 90): “E entre estes outros havia
ali um mosteiro, que chamavam Senhora Santa Maria de ‘Blachernes’, onde
estava a Mortalha em que Nosso Senhor foi envolvido; e que cada
sexta-feira era levada e estirada tão bem que nela se podia ver o
retrato de Nosso Senhor. E não soube jamais nem grego nem francês o que
aconteceu a esta Mortalha quando a cidade foi tomada”.
O Santo Sudário foi, portanto, roubado
ou transformado em presa de guerra, se se quiser ser indulgente. Ora,
segundo os historiadores de besançon, D. Chamard em particular, uma
mortalha correspondente à descrição de Clari foi consignada, em 1208, às
mãos do arcebispo de Besançon, por Ponce de La Roche, senhor do
Franco-Condado, pai de Oto de La Roche, um dos principais chefes do
exército borgonhês na Cruzada de 1204. Essa mortalha, que tem todos os
indícios de ser o nosso atual Santo Sudário, continuaria a ser venerada
na Catedral de Santo Estêvão até 1349. Notemos de passagem que Vignon
emitiu dúvidas, em seu livro de 1938, sobre a estada em Besançon, mas,
apesar disso, continua a ser muito provável a referida estada.
No citado ano de 1349, um incêndio
devastou a Catedral, e o Santo Sudário desapareceu uma segunda vez, só
seu relicário é que foi reencontrado. Fora roubado, e este fato explica
provavelmente a falsa posição e as aventuras que geram ainda
preconceitos no espírito de certos historiadores, cada vez mais raros,
que se recusam a encarar o valor intrínseco do documento e de lhe
examinar as imagens, sob o pretexto a priori de que isto não pode ser
senão uma falsidade. Seria o mesmo que recusar estudar a lua, porque não
lhe veremos jamais senão a metade!
A Mortalha reapareceu oito anos mais
tarde, em 1357, como propriedade do conde Godofredo de Charny, que a
recebeu como presente do rei Felipe VI. Este a teria recebido do ladrão,
que se supões ter sido um tal Vergy. Charny colocou-a na Colegiada de
Lirey (Diocese de Troyes), fundada por ele mesmo alguns anos antes. Ora,
mais ou menos na mesma época reaparece, em Besançon, uma outra mortalha
da qual temos numerosas cópias, e que era evidentemente uma incompleta e
má reprodução em pintura da de Lirey. Foi o que demonstraram, sem
dificuldade, os enviados da Comissão de Segurança Pública, que a
destruíram, de acordo com o clero da Catedral, em 1794.
A Mortalha de Lirey não deixou por isso
de ser alvo das hostilidades dos bispos de Troyes: de início, Henrique
de Poitiers; trinta anos mais tarde, Pedro d’Arcy, que se opuseram à sua
exposição pelos cônegos de Lirey. Lamentavam-se de que os fiéis
abandonavam as relíquias de Troyes, para correr em massa a Lirey. Os
Charnys cedo retomaram a relíquia, guardando-a por trinta anos.
Em 1389 expuseram sua causa ao legado do
novo papa de Avignon, Clemente VII, que acabava de iniciar o grande
cisma do Ocidente, depois ao próprio antipapa em pessoa. Ambos
autorizaram a exposição, não obstante a proibição do bispo Pedro d’Arcy.
Depois, em face das reclamações deste, Clemente VII acabou por decidir,
tentando um arranjo com ambas as partes, que por um lado o bispo não
poderia mais se opor às exposições, mas, por outro, declarar-se-ia em
cada exposição tratar-se de uma pintura representando o verdadeiro
Sudário de Nosso Senhor.
Pedro d’Arcy, em suas memórias,
apresenta a Clemente graves acusações eivadas de rancor contra os
cônegos de Lirey, a respeito de simonia por parte destes. Acrescenta,
como se fosse verdade, que seu predecessor teria feito uma pesquisa e
recebido a confissão do pintor, autor da Mortalha.
Não se encontrou jamais vestígio algum
dessa investigação nem das declarações do pintor. Se algum pintor houve,
parece muito provável ter sido o que copiou o Sudário de Lirey para
fazer o de Besançon. Na realidade, todas as decisões não foram motivadas
senão por questões de interesse particular e pelo argumento do silêncio
dos Evangelhos sobre a existência das impressões. Parece que o sudário
nunca foi examinado diretamente, sem parcialidade, pois se teria então
visto como se vê hoje, que não tem ele o menor sinal de pintura. Mas o
pseudopapa Clemente VII nunca se mostrou preocupado com isto.
É muito difícil resumir disputas um
tanto sórdidas. Mas bem parece poder concluir-se que o pobre Sudário não
tinha senão um defeito, o de não possuir “autênticas”. No entanto, como
possuí-las, se sua presença em Lirey era o resultado de duplo furto,
sendo que o segundo comprometia o próprio rei da França como acoutador
de furtos? Foi precisamente a falta de carteira de identidade que, em
toda a parte, ocasionou dificuldades ao último proprietário, Margarida
de Charny, quando o levou para Chimay, na Bélgica. Deste modo, após
numerosas peregrinações, em 1452, ela o haveria de doar a Ana de
Lusignan, esposa do dique de Saboia.
Foi assim que chegou a Chambéry e
tornou-se o que é ainda hoje, propriedade da casa de Saboia, até há
pouco reinante na Itália. Queira Deus que chegue um dia a seu porto de
destino natural, às mãos do Sumo Pontífice, sucessor de São Pedro e
Vigário de Jesus Cristo, o único homem no mundo que tem verdadeiros
direitos sobre esta relíquia!
A história do Santo Sudário torna-se daí
para cá bastante conhecida. O duque de Saboia mandou-lhe construir uma
“Santa Capela” em Chambéry. Sucedem-se as exposições e fazem-no ferver
no óleo e lavaram-no com sabão, várias vezes, sem poder apagar suas
impressões. Ideia assombrosa, se é que a crônica é verídica, mas que
supões uma decidida e fera vontade de certeza.
Como se os homens não bastassem,
irrompeu um incêndio na Santa Capela, em 1532, que por pouco não
destruiu a relíquia. Uma gota de prata derretida queimou um canto do
tecido, dobrado em seu relicário, causando-lhe assim duas séries de
abrasamentos que encontramos a intervalos regulares. Felizmente os
buracos ficaram dos lados da impressão central. A água empregada para
extinguir o incêndio deixou largos círculos simétricos em toda a
extensão do Sudário. Foi este o segundo incêndio depois do segundo
furto.
Pelo menos um feliz resultado obteve-se
daí: a devassa canônica para estabelecer a autenticidade do Sudário
danificado, e sua reparação pelas Clarissas de Chambéry, que foi
acompanhada de processo-verbal descritivo e minucioso, feito por essas
virtuosas moças.
O Sudário ainda peregrinou bastante,
seguindo as vicissitudes políticas de seu proprietário, chegando,
finalmente, em 1578, a Turim, onde São Carlos Borromeu o venerou.
Emitira o voto de ir a Chambéry, mas o duque de Saboia poupou-lhe a
travessia dos Alpes, de modo que só teve de ir a pé de Milão a Turim.
Foi, depois, colocado na Santa Capela,
anexada à catedral de São João, na mesma cidade de Turim, onde muito
raramente é exposta, dependendo isto de permissão especial da Casa de
Saboia, que não é nada pródiga. As últimas foram em 1898 (primeira
fotografia), 1931 e 1933. Esta última foi obtida em razão do centenário
tradicional da morte de Jesus (mas provavelmente inexato).
Trecho extraído do livro “A Paixão de Cristo segundo o Cirurgião”, de Dr. Pierre Barbet
BARBET, P.A Paixão de Cristo
segundo o Cirurgião. Trad. Pe. José Alberto de Castro Pinto.12ª edição.
Ed. Loyola e Ed.Cléofas, São Paulo,2014.
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