domingo, 25 de agosto de 2013

Campanha de cardiologistas Alerta de riscos a fumante passivo

Rio de Janeiro A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) promove, na próxima semana, em sua página na internet, campanha de alerta para os riscos do tabagismo, com ênfase no fumante passivo. Na quinta-feira (29), Dia Nacional de Combate ao Fumo, a SBC divulgará, em sua página de Prevenção, uma série de ações voltadas para crianças e adolescentes, chamando a atenção para o problema.

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, serão desenvolvidas ações voltadas para crianças e adolescentes na prevenção ao problema

O objetivo da campanha é ratificar o que a entidade vem fazendo para conscientizar as pessoas da importância de parar de fumar e dos riscos deste hábito para o fumante passivo, sobretudo crianças e adolescentes, disse à Agência Brasil o diretor de Promoção da Saúde Cardiovascular da SBC, Carlos Alberto Machado. "Na casa em que os pais fumam, o risco de os filhos fumarem é maior".

Segundo o médico, há cerca de três anos, a revista científica New England mostrou que, em uma casa onde há um fumante, os demais moradores têm 31% a mais de risco de sofrer um acidente vascular cerebral isquêmico, ou seja, um derrame isquêmico, do que uma pessoa que mora em um ambiente livre do tabaco.

Machado advertiu para o agravamento dos problemas gerados pelo fumo, levando em conta o fato de a população brasileira estar envelhecendo e com expectativa de vida maior. "Estima-se que, em 2050, teremos no Brasil perto de 100 milhões de pessoas com mais de 50 anos. Se não houver ações de prevenção de doenças e promoção de saúde agora, teremos uma população de idosos doentes. E não vai ter sistema de saúde - nem público, nem privado - que possa atender a essa demanda, nem se conseguirá pagar essa conta."

Nenhum comentário:

Postar um comentário