quarta-feira, 31 de julho de 2013

Gil Monteiro Fluindo em Mim


Gil Monteiro O Céu se abre


Nando Mendes Passos Firmes


Reflexão do Evangelho de hoje

Somos um povo peregrino que  busca no Senhor, o acalento da alma! Ouvimos falar de um Reino, de um Reino de justiça de amor e de paz, por isto estamos  em busca deste Reino! Ás vezes, num desejo de encontrá-lo de imediato, nos perdemos nesta procura, imaginando um Reino distante de nós, num lugar diferente deste mundo que a cada dia, vai perdendo de vista o maravilhoso horizonte da paz e do amor que une os povos! Outras vezes, quando ouvirmos Jesus dizer que o Reino de Deus está próximo, em vez de nos alegrarmos, ficamos apreensivos,  imaginando um Reino após a morte. Tudo porque ainda não temos uma compreensão suficientemente madura para entender que o Reino de Deus é construído aqui na terra!
É Jesus que nos falar do Reino! Analisar a Sua palavras pela lógica humana, é estar longe de compreender a sua magnitude.
O Reino dos Céus, implantado por Jesus aqui na terra, é uma oferta do amor do Pai a toda humanidade! Fazer parte deste Reino, é tornar operário nas mãos do Senhor, é estar  ciente de que este Reino não está pronto, que ele  é uma eterna construção.
O Reino dos céus, é algo que vamos construindo aos poucos, procurando envolver todos nesta construção, jovens, crianças, adultos, idosos, todos os seres humanos de  todas as raças, línguas e nações! Enfim, o  Reino de Deus  é  de todos e  para todos!
Sem uma adesão à proposta de Jesus, é impossível fazer parte do Seu Reino. Daí a  importância  desta adesão radical a Jesus, de  buscarmos  o seu reino,  assim  como Ele o revelou; andando pelas ruas, encontrando com os pobres, libertando  os oprimidos e marginalizados, realimentando a esperança de todos na dura e árdua trajetória terrena!
 Colocando-nos disponíveis  à serviço do  Reino, daremos uma resposta de amor a Deus, nos tornando  sinal vivo da sua presença no mundo!
Encontrar o Reino dos Céus, não significa encontrar um Oasis de tranqüilidade! Pelo contrário, é encontrar uma paz inquietante, que nos desinstala, que nos leva ao encontro do outro.  Quem encontrou o Reino de Deus, passa a ser movido pelo amor, não se cala diante das injustiças, não acostuma com a violência, com  o  sofrimento do irmão.
Encontrar o Reino de Deus, é nascer de Novo, é morrer para o pecado, é  enxergar a vida com outros olhos, é  agir em favor da vida!
Jesus continua a nos falar do Seu Reino, e quando aderimos a Ele, ocorre uma mudança radical em nossa vida! A partir da nossa experiência com Jesus, mudamos o nosso comportamento, passamos a agir impulsionados pelo Seu amor!
No evangelho de hoje, Jesus  chama a nossa atenção para o supremo valor que devemos dar à salvação: a vida nova que Deus nos oferece! Esta vida nova,  não pode ser sacrificada por nenhum outro valor! É nesta vida nova, que se encontra o grande tesouro para a nossa vivencia cristã!
Aderir ao Reino Deus é viver no mundo sem pertencer ao mundo!
 

Evangelho de hoje - Mt 13,44-46

Evangelho - Mt 13,44-46
Vende todos os seus bens e compra aquele campo.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 13,44-46
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 
44'O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. 
Um homem o encontra e o mantém escondido. 
Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens 
e compra aquele campo. 
45O Reino dos Céus também é como um comprador 
que procura pérolas preciosas. 
46Quando encontra uma pérola de grande valor, 
ele vai, vende todos os seus bens 
e compra aquela pérola. 
Palavra da Salvação.

Série B Ceará volta a vencer

De virada, Alvinegro supera a Chapecoense por 3 a 1, no Castelão, derrubando o último invicto da competição
O Ceará voltou a vencer na Série B em grande estilo, batendo, ontem à noite, o último invicto da Série B. O Alvinegro venceu a Chapecoense – que era a líder até o início da 11º rodada – por 3 a 1 no Castelão, se reabilitando depois de duas derrotas seguidas fora de casa na competição.

O zagueiro Anderson Marques marcou o terceiro gol do Vovô, que virou a partida ainda no 1º tempo, se reabilitando na competição nacional foto Kid júnior 

O resultado levou o Alvinegro aos 13 pontos, em 14º lugar, ganhando duas posições na tabela. Mais do que isso, dá um novo ânimo ao elenco e fôlego ao técnico Sérgio Guedes, que estava ameaçado no cargo. O Ceará volta a jogar já na sexta-feira, 2, contra o América/MG, às 21h50, fora de casa.

Bastante pressionado pela incômoda 16ª colocação na qual iniciou a rodada, o time cearense sofreu um duro golpe logo no início da partida: aos dois minutos, a defesa alvinegra cortou apenas parcialmente e o atacante Fabinho chutou cruzado para fazer 1 a 0 para a Chapecoense.

Mas antes que o desespero tomasse conta da já pressionada equipe alvinegra, o estreante e ex-carrasco Léo Gamalho empatou, aos cinco minutos. Bem colocado, o atacante só completou para o gol o cruzamento rasteiro do lateral-direito Marcos: 1 a 1.

No embalo, aos 12 minutos, o Vovô chegou à virada com um golaço do atacante Magno Alves. O “Magnata” acertou um belo chute de longe, sem chance para o goleiro Nivaldo.

Atacando com muita velocidade, principalmente com os laterais, o Ceará continuou perigoso e chegou ao terceiro, aos 16 minutos, em mais uma assistência de Marcos. Depois de cobrança de falta de Rogerinho na barreira, a bola sobrou para ele, que cruzou na cabeça do zagueiro Anderson Marques: 3 a 1, para a festa da torcida no Castelão.
O Alvinegro poderia ter saído com uma vantagem ainda maior no primeiro tempo, mas os autores dos gols, Magno Alves, aos 24 minutos, Anderson Marques, aos 30, e Léo Gamalho, aos 32, perderam oportunidades de praticamente decidir o jogo em apenas 45 minutos.

Seguro
Com a boa vantagem construída, o Ceará voltou disposto a não dar espaços à Chapecoense. Mesmo um pouco mais recuado na etapa final, visando os contra-ataques, o Vovô cedeu o controle do jogo ao adversário, mas sempre marcando muito forte.

A entrega e determinação alvinegra fizeram com que a Chape praticamente não levasse perigo ao gol de Fernando Henrique. A equipe da casa ainda criou chances para ampliar, mas Adriano Pardal e Romário erraram o alvo no finalzinho do jogo.


Ficha técnica

Ceará 3


Fernando Henrique; Marcos, Diego Ivo, Anderson Marques e Vicente; Eusébio, João Marcos, Ricardinho e Rogerinho (L. Henrique); Magno Alves (Pardal) e Léo Gamalho (Romário)
Técnico: Sérgio Guedes

Chapecoense 1

Nivaldo; Glaydson (Danilinho), Rafael Lima, Dão e Anderson Pico; Wanderson (Tiago Luis), Augusto, Paulinho Dias e Athos (Soares); Fabinho Alves e Bruno Rangel
Técnico: Gilmar Dal Pozzo
Série B do Brasileiro 2013

Estádio: Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 30 de julho de 2013
Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação/BA
Assistentes: Adson Marcio Lopes Leal/BA e Adaílton José de Jesus Silva/BA
Renda: R$ 82.682,00
Público: 6.542 pagantes
Gols: Fabinho Alves (2/1ºT), Léo Gamalho (6/1ºT), Magno Alves (12/1ºT) e Anderson Marques (16º/1ºT)
Cartões Amarelos: Eusébio, Léo Gamalho e Ricardinho (CEA), Anderson Pico e Rafael Lima (CHA)

Álcool e outras drogas Fortaleza conta com 62 leitos de internação

Das mil vagas de internação prometidas durante a campanha, apenas 30 foram criadas pelo atual prefeito
Por trás da violência urbana que atinge as grandes capitais brasileiras, está o problema das drogas e, sobretudo, do crack. O perfil do usuário mudou. Saiu da população mais carente e atingiu todas as classes sociais. Saiu da juventude para atingir todas as idades. A droga começa a ser usada cada vez mais cedo. Não raro é possível encontrar crianças de 10, 11 anos dependentes de crack. Em contrapartida, apesar de alguns avanços, o que se vê são medidas apáticas sendo desenvolvidas pelo governo para atender esse público.

O número de vagas está muito aquém da demanda da Capital, cada vez mais crescente. Dos seis Caps, apenas dois são 24 horas Foto: Natasha Mota
Seis meses após ter assumido a Prefeitura, Roberto Cláudio ainda não cumpriu com a promessa de criação de mil vagas de internação para tratamento de dependentes químicos. Apenas 30 vagas foram criadas, totalizando 62 leitos. Dos seis Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps-AD), apenas dois são 24 horas. Eles dispõem de 10 vagas cada.

Existem ainda 12 leitos conveniados com a Santa Casa de Misericórdia e, no último mês de junho, a Prefeitura inaugurou a primeira Unidade de Acolhimento Adulto voltada para o atendimento integral do dependente químico, no bairro José Walter, com 30 vagas. A entrega do equipamento representa algum avanço, mas a cidade ainda está muito aquém do necessário para atender a demanda, cada vez mais crescente.

Ampliação
Juliana Sena, titular da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas, informa que outros quatro Caps-AD estão em processo de ampliação para atender 24 horas. Além disso, o município está com edital aberto para credenciamento de instituições não governamentais que atuem no tratamento da dependência química para disponibilização de 300 vagas. As inscrições podem ser feitas até 12 de agosto.

A gestora acrescenta que mais quatro unidades de acolhimento, com 15 leitos cada, e outras duas unidades voltadas, exclusivamente para crianças e adolescentes, dispondo de 10 vagas cada, estão previstas para serem construídas. "Isso é um primeiro passo, se não for suficiente, vamos ampliar a rede até chegarmos a necessidade real da população. Estamos saindo do que temos hoje, que são 60 leitos, para cerca de 500. É um grande avanço em termos quantitativos", ressalta a secretária.

Pioneiro no tratamento de drogas no Ceará, o Desafio Jovem, com capacidade para atender até 40 pessoas, atua com a metade das vagas. A entidade passa por dificuldades financeiras e se mantém de doações. O perfil dos pacientes são homens, com mais de 16 anos, de todas as classes sociais. "Se temos 40 vagas e só oferecemos 20, é porque não temos condições de manter. Vinte vagas a menos é muita coisa, são 20 vidas que poderiam estar sendo salvas", diz a assistente social Danielle Figueiredo.

Médicos denunciam HGF atende 100 a mais do que o limite

Categoria protesta por melhores condições de trabalho e contra medidas do governo federal

Médicos apontaram, ontem, um dos principais problemas do Hospital Geral de Fortaleza (HGF): a superlotação da emergência. De acordo com a médica Nilbe Barbosa, não é a falta de médicos o maior obstáculo que o Ceará enfrenta, e sim a superlotação e a falta de estrutura com a qual o paciente é recebido.

Médicos, residentes e enfermeiros deram as mãos e ofereceram um "abraço" simbólico no HGF. Segundo eles, faltam materiais básicos Foto: Waleska Santiago

Ela explica que a emergência conta 87 leitos, mas chega a receber até 200 pacientes a mais da capacidade limite. "A emergência do HGF, geralmente, atende 100 pacientes a mais da sua capacidade, o que é muito preocupante", disse Nilbe.

A médica, que atua na área há mais de 30 anos, explica que os pacientes ficam no corredor, correndo risco de vida e de infecção hospitalar. Ainda segundo ela, esse é um problema que se arrasta há anos e não atinge somente os pacientes, mas também os próprios médicos, que sofrem com a sobrecarrega da função e, muitas vezes, ficam sem saber o que fazer, pois não haveria condições satisfatórias de trabalho.

Jaime Alencar Benevides, também médico do HGF e integrante do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará (Simec), conta que falta materiais básicos para atendimento, além de enfermeiros e auxiliares.

Para manifestar sua insatisfação, a categoria paralisou parte das atividades e se reuniu em frente ao HGF na manhã de ontem. Médicos e enfermeiros deram as mãos e "abraçaram" o hospital para pedir melhores condições de trabalho.

Os médicos também se posicionam contra as últimas medidas do governo federal, como o Programa Mais Médicos e os vetos ao Ato Médico, lei que regulamenta a função da categoria. Durante as manifestações, apenas os serviços de emergência e urgência foram mantidos. Apesar de não concordar com a paralisação, o motorista Ricardo Manso apoia a manifestação. "Não adianta trazer médico de fora se nem os daqui têm material para atender os doentes".

Ainda ontem, durante a tarde, a categoria se reuniu na Praça José de Alencar, com panfletagem e exposição de fotos que mostram a realidade dos hospitais. A iniciativa das manifestações faz parte do calendário de greve da Federação Nacional dos Médicos (Fenam).

Índices
A assessoria de imprensa do HGF informou, por nota, que o problema da lotação na emergência não é direcionado à unidade de saúde. Contudo, ressalta que há a tentativa diária da direção de reduzir esses índices, e que, de 2007 para cá, o número de leitos no hospital passou de 319 para 525. O HGF esclarece, também, que o crescente número de pacientes se deve a vários fatores, entre eles, o aumento da violência, gerando, assim, traumas à saúde.

Ainda segundo a nota, todos os dias é feito um levantamento pela unidade para saber quais materiais estão chegando ao fim, para que novos sejam providenciados. "O contato do Setor de Farmácia com os prescritores é diária e constante, haja vista que essa unidade de saúde pública considera sua missão institucional oferecer serviços seguros e de boa qualidade", diz a nota.

Conexão da Claro é a mais instável em rodovias do CE

O estudo revelou que só o usuário Vivo consegue navegar na internet de forma razoável em mais da metade do trajeto
A Proteste Associação de Consumidores percorreu aproximadente 200 km em rodovias no Ceará para analisar como funciona a conexão 3G oferecida pelas 4 principais operadoras do País - Claro, Oi, TIM e Vivo - e constatou que navegar na internet de forma razoável fora de grandes centros urbanos é tarefa quase impossível. Traçar uma rota pelo Nordeste confiando apenas nas orientações feitas pelo GPS de seu aparelho celular ou tablet podem transformar essa viagem em pesadelo, devido à instabilidade do serviço.

Conexão 3G só atinge bons níveis quando estamos nos centros urbanos, afirma a Proteste FOTO: FABIANE DE PAULA

O estudo revelou que apenas os usuários da Vivo conseguem navegar na internet de forma razoável (acima de 400 kbit/s) em mais da metade do trajeto feito no Ceará. Os técnicos responsáveis pela pesquisa viajaram de Mossoró, no Rio Grande do Norte, até Fortaleza, passando pela BR-304 e CE-040.

Os dados fazem parte do estudo da Proteste, que diagnosticou nas estradas do País uma conexão 3G ainda precária. Entre os dias 4 de março e 25 de abril, os técnicos percorreram, de carro, mais de 5 mil quilômetros em três regiões do Brasil.

Abrangência do teste

No Ceará, o acesso à internet foi testado em 11 pontos. Desse total, a Vivo atingiu a conexão 3G em sete pontos, sendo o primeiro trecho localizado entre os municípios de Icapuí e Aracati, o segundo em Beberibe, o terceiro em Cascavel, o quarto em Pindoretama, o quinto em Aquiraz e os dois últimos em Fortaleza.

Já a TIM conseguiu a conexão 3G em somente cinco pontos, sendo o primeiro no trecho entre Aracati e Beberibe, o segundo em Cascavel, o terceiro em Aquiraz e os dois últimos na Capital. A Oi alcançou a velocidade de download acima de 400 kbit/s em 3 locais, sendo dois em Fortaleza e a terceiro em Aracati. A operadora com o pior resultado foi a Claro, que não atingiu esse tipo de conexão em nenhum dos 11 pontos testados.

A coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci, explica que a situação das estradas no Ceará segue a tendência constatada em todo o Brasil. "A conexão 3G só atinge bons níveis quando estamos nos centros urbanos. Quando estamos nas estradas, ou não temos conexão alguma ou o sinal é ruim. Confiar no uso do GPS durante uma viagem pelo Brasil, por exemplo, não é uma atitude confiável, devido a essa instabilidade de sinal", destaca.

Um dos técnicos responsáveis pela pesquisa, Carlos Vieira, ressaltou que o levantamento foi baseado num chamado estudo de cenário. "É preciso destacar que esse panorama foi constatado durante o período em que nós passamos por esses locais. Em outro dia, a velocidade de determinada operadora pode até ser maior, mas no dia em que fizemos o teste, foi feito esse diagnóstico", esclarece.

Maria Inês Dolci garante que o estudo será encaminhado à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e lembra que, para ajudar a ampliar esse quadro sobre a cobertura 3G no País, foi lançada a campanha Em busca do 3G perdido. "Criamos um site com o mesmo nome da campanha para receber denúncias sobre problemas com o 3G. Ele ficará ativo por três meses e é muito importante que os usuário denunciem para exigirmos das operadoras as providências a serem tomadas", completa.

Operadoras
A Claro rebateu a pesquisa ao afirmar que está presente com sua rede 3G nas principais rodovias do País. A operadora ainda garantiu que, até 2014, serão investidos R$ 6,3 bilhões no país em infraestrutura de rede, sendo parte desses investimentos destinada especificamente para o reforço da cobertura 3G nas estradas do País.

A TIM irá avaliar os resultados dos testes feitos pela Proteste para verificar oportunidades de melhoria em sua rede 3G ao longo das estradas brasileiras. A operadora, no entanto, ressaltou que as estradas brasileiras são rodeadas por montanhas e outros acidentes geográficos que podem impactar a qualidade da cobertura. A Oi reconheceu que, atualmente, as estradas são cobertas, principalmente, com rede 2G. A operadora, porém, lembra que, de janeiro a junho deste ano, a Oi já levou a rede 3G para mais de 170 novos municípios. A Vivo informou que a empresa está construindo novas rotas para 3G e 4G, para poder oferecer a conexão a novas cidades, no entanto, observa que há áreas que hoje só são possíveis de atender via satélite. A operadora alega que cerca de um terço dos municípios brasileiros têm legislações restritivas, que dificultam ou impedem a expansão da infraestrutura de telefonia móvel.

Teles entre piores no Reclame Aqui
As operadoras de telefonia móvel voltaram a figurar em conjunto nos rankings das piores do site Reclame Aqui. Ontem, as quatro principais operadoras do País estavam entre as sete mais reclamadas da semana, dos últimos 30 dias, dos últimos 12 meses e, inclusive, surgem no topo da lista das "empresas não recomendadas e ruins" de todo o portal.

No mesmo período, em Fortaleza, o número de registros das companhias de telefonia móvel e fixa, internet e TV é proporcionalmente alto. Enquanto contabiliza mais de 5,14 mil reclamações no site em todo o Brasil, a Oi (móvel, fixo, internet e TV) chega a 79 reclamações e tem o topo do ranking na Capital. A TIM vem em segundo lugar em Fortaleza, com 61 protestos contra ela no Reclame Aqui. No País, ela chega a contabilizar pouco mais de 3,3 mil ocorrências.

Pior no Estado, de acordo com o teste da Proteste, a Claro vem em terceiro lugar na lista para a Capital do Ceará. Ao todo, em julho, foram 23 postagens falando de mau serviço prestado pela operadora em Fortaleza. No Brasil, a companhia chegou a pouco mais de três mil no mesmo período.

Na última colocação da lista vem a Vivo, com 10 registros no portal do Reclame Aqui em Fortaleza neste mês, enquanto, no País, liderou os rankings com mais de 5,51 mil reclamações.



ENQUETE
Como avalia o serviço prestado?
"Dá pra ver é que em qualquer órgão de defesa do consumidor, as Teles são as mais reclamadas. Acho que a Anatel é omissa em relação a isso, afinal, seguimos uma lógica de mercado e a mediação dela não satisfaz"

Dhenis MacielProfessor

"Em uma escala de zero a 10, o serviço de telefonia móvel tem nota sete, ou seja, atende de forma regular, uma vez que é recorrente o número de vezes que a operadora apresenta falhas durante as chamadas"

Karolina RosaAssistente administrativa

"É muito lento, não carrega serviços mais avançados como vídeo e sites mais pesados, e ainda há redução de velocidade depois de determinado uso de dados, o que faz ser mais difícil de usar o 3G"

Rebecca MedeirosProfessora



terça-feira, 30 de julho de 2013

Rosa de Saron


Luan Santana se emociona


Discurso do Santo Padre!


Vigília do Santo Padre o Papa Francisco


Reflexão do Evangelho de hoje “o joio ou o trigo?”

Neste Evangelho Jesus nos dá perfeito entendimento da parábola do joio e do trigo. Deste modo Ele explica que o campo onde um homem plantou a boa semente é o mundo, o Homem, é Ele, a boa semente são os que pertencem ao reino, o joio são os que pertencem ao maligno e o inimigo é o diabo, a colheita é o fim dos tempos e os ceifadores são os anjos. Podemos entender então, que quando Jesus nos fala de um mundo material que espiritual, povoado de entes que têm em si a material que produz frutos bons ou maus, Ele também abrange uma dimensão espiritual, pessoal e nos leva a meditar que também esta realidade acontece dentro de nós. Assim sendo, podemos fazer uma avaliação da nossa situação neste mundo, para que percebamos em que contexto nós estamos inseridos, e assim, ajuizarmos se, somos trigo ou somos joio. Cada um de nós é um ser com corpo, alma e espírito, portanto, pensamos, refletimos, maquinamos e agimos contribuindo ou não para que aconteça, desde já, o reino de Deus aqui no mundo e, depois, no fim dos tempos conquistarmos o reino definitivo no céu. O homem material é um ser fadado à morte, no entanto, o nosso homem espiritual tem um desígnio de eternidade. Todavia podemos aquilatar que se o nosso homem material for semente do mal que é o joio e se praticarmos o mal e fizermos com que os outros pequem, com certeza, o nosso homem espiritual estará também fadado à morte eterna, e seremos “jogados na fornalha de fogo”. Do contrário, se o nosso homem material estiver em unidade com o nosso ser espiritual, somos o trigo que brilha como o sol no reino de Deus. As obras da carne nós já sabemos, são ódio, divisões, ciúmes, contendas, paixões desenfreadas, maus escrúpulos, roubos, assassinatos, adultério, fornicação, impurezas, mentira, corrupção e outras mais. No entanto, o espírito que age sob a luz do Espírito Santo, produz frutos de santidade e justiça, como, amor, perdão, mansidão, acolhimento, bondade, solidariedade, generosidade, compreensão, pureza, piedade e outras ações que produzem o bem. – PARE UM POUCO E REFLITA: Se os ceifadores chegassem hoje para fazer a colheita para onde você seria levado (a)?

Evangelho de hoje - Mt 13,36-43

Evangelho - Mt 13,36-43
Como o joio é recolhido e queimado ao fogo,
assim também acontecerá no fim dos tempos.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 13,36-43
Naquele tempo: 
36Jesus deixou as multidões e foi para casa. 
Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: 
'Explica-nos a parábola do joio!' 
37Jesus respondeu: 
Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. 
38O campo é o mundo. 
A boa semente são os que pertencem ao Reino. 
O joio são os que pertencem ao Maligno. 
39O inimigo que semeou o joio é o diabo. 
A colheita é o fim dos tempos. 
Os ceifadores são os anjos. 
40Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, 
assim também acontecerá no fim dos tempos: 
41o Filho do Homem enviará os seus anjos 
e eles retirarão do seu Reino 
todos os que fazem outros pecar 
e os que praticam o mal; 
42e depois os lançarão na fornalha de fogo. 
Ali haverá choro e ranger de dentes. 
43Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. 
Quem tem ouvidos, ouça.' 
Palavra da Salvação. 

IDHM no Ceará Baixo índice de educação impede desenvolvimento

Apesar de melhora, o setor puxa para baixo os indicadores; Salitre é município com o pior desempenho no Estado

Em 20 anos, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de Fortaleza cresceu 38%. Entre 1991 e 2010, o valor passou de 0,546 para 0,754. Dessa forma, a classificação mudou de "baixo" para "alto". A Capital ocupa a 467ª posição, considerando os 5.565 municípios brasileiros. No Ceará, o crescimento foi de 68,3%, saltando de 0,405 em 1991, para 0,682 em 2010. O índice é maior que a média nacional, que subiu de 0,493 em 1991 para 0,727 em 2010, apresentando crescimento de 47,5%. A educação, no entanto, ainda é o fator que mais contribui para evitar que o IDHM no Estado do Ceará melhore.

Apesar de o indicador ter apresentado o melhor crescimento entre os avaliados pelo IDHM, subindo de 0,204 em 1991, para 0,615 em 2010 (201,4%), ele ainda é o menor dos apresentados pelo estudo. A média nacional, em 2010, foi de 0,637. Entre 1991 e 2010, a longevidade saltou de 0,613 para 0,793 (29,3%). A pesquisa foi divulgada, ontem, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro.

No Ceará, Salitre foi o município com pior desempenho no indicador educação (0,434), seguido de Potengi (0,441), General Sampaio (0,449), Granja (0,453), Araripe (0,459), Parambu (0,460), Itatira (0,463), Aiuaba (0,474), Viçosa (0,475) e Tambor (0,476).

Concentração

Renato Pequeno, professor do Departamento de Arquitetura da Universidade Federal do Ceará (UFC), comenta que, no Ceará, fica muito evidente que apenas Fortaleza está entre os 500 melhores municípios do Brasil. "Isso reflete que o desenvolvimento no Estado ainda é extremamente concentrado na Capital. O mesmo vale para os demais estados do Nordeste. O poder continua muito concentrado nas capitais". O especialista acrescenta que, apesar dos muitos avanços que aconteceram no Brasil, o Ceará continua com a classificação "médio", diferentemente de Fortaleza, que ocupa a 467ª posição no ranking, com classificação "alto".

"Houve avanço, mas dentro de um País em desenvolvimento, o Ceará permanece como um Estado subdesenvolvido", ressalta. Entre 1991 e 2000, observa Pequeno, o acúmulo foi maior do que o apresentado na última década, quando houve uma desaceleração no crescimento.

Investimentos

Para reverter esse cenário, o especialista defende que é preciso investir no básico: saúde e, sobretudo, em educação. "O Estado, como um todo, apesar de ter tido uma série de avanços na educação, ainda tem muito o que melhorar. O que se deve buscar é distribuir melhor os investimentos públicos e deixar de fazer obras faraônicas, que só beneficiam o turismo", salienta.

Em vez disso, diz que deveria haver investimento em escolas e hospitais. "Um estado com escolas capacitadas é o que atrai mais investidores. Não é ter uma arena que vai melhorar o nosso IDHM. É investir no básico. Investe em educação e saúde, que todos os índices melhoram".

Fluxo escolar aumenta no País
Apesar da necessidade de melhorias, o subíndice educação foi o que registrou maior aumento nas últimas duas décadas no Brasil, saindo de um patamar de apenas 0,279 para 0,637, representando um avanço de 0,358. De acordo com a pesquisa, essa variação ocorreu devido ao aumento do fluxo escolar.

Em 20 anos, a proporção da população adulta com ensino fundamental concluído passou de 30,1% para 54,9%. Em relação às crianças de 5 a 6 anos, por sua vez, saltou de 37,3% para 91,1%, e os jovens de 11 a 13 anos nas séries finais do ensino fundamental, que era de 36,8% em 1991, passou a 84,9% em 2010. Na faixa etária de 15 a 17 anos, a população com o fundamental completo passou de 20% para 57,2%, em duas décadas.

Os anos finais da educação básica foram registrados pelo IDHM educação como a fase com o principal problema. Apesar da porcentagem de jovens de 18 a 20 anos com ensino médio completo ter passado de 13% para 41%, a maioria desta faixa etária no País ainda não completou os estudos.

Diferenças

Na área educacional, a situação mais grave está no Norte e Nordeste. Mais de 90% dos municípios se encontram nas faixas de classificação "baixo", inferior a 0,599, e "muito baixo desenvolvimento humano", quando é menos de 0,499. Por outro lado, nas regiões Sul e Sudeste, mais de 50% dos municípios apresentam IDHM dentro das margens consideradas "médio", quando os índices estão entre 0,600 e 0,699, e "alto", quando estão entre 0,700 e 0,799.

Águas de São Pedro, no Estado de São Paulo, por exemplo, é a cidade melhor qualificada no ranking da educação, com pontuação de 0,825. O município conta com acesso universal à escola para crianças de 5 e 6 anos de idade, e cerca de 75% de seus jovens entre 18 e 20 anos com o ensino médio completo.

Já na região Norte, a cidade Melgaço, no Estado do Pará, apresenta o pior índice brasileiro, com menos de 60% de suas crianças entre 5 e 6 anos na escola e apenas 5,63% de jovens entre 18 e 20 anos com o ensino médio concluído.





Começa transferência de água

Comportas do Açude Flor do Campo, em Novo Oriente, foram abertas a fim de evitar colapso de abastecimento

Crateús. Chegou ao fim o impasse sobre o abastecimento de água de Crateús, distante 360 quilômetros de Fortaleza. Na madrugada de ontem (29) a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) deu início à operação de transferência de água do Açude Flor do Campo, no município vizinho de Novo Oriente para Crateús.

A ação é alvo de polêmica. Alguns moradores acreditam que é desperdício de água; outros temem que o líquido não chegue ao destino Foto: Silvânia Claudino
Foram abertas as comportas do reservatório a fim de evitar o colapso no abastecimento de água de Crateús. Imperou o clima de tranquilidade, e a Polícia Militar esteve no local garantindo a segurança. A previsão é que em aproximadamente 28 dias a água chegue ao município.

Desde o anúncio do plano pela Companhia no início de março, o assunto se transformou em uma grande polêmica na região. Representantes de movimentos sociais se colocaram contra em função do desperdício de água que ocorrerá na operação. Realizaram protestos em Novo Oriente e Crateús, com interdição de rodovias e atos, culminando com a ocupação do açude.

Defendiam a construção da adutora para conduzir a água de um açude para o outro. A Paróquia São Francisco, de Novo Oriente, realizou vigílias e celebrações no local, com o apoio dos bispos do Ceará.

Durante toda a manhã, manifestantes e populares estavam no local, observando a descida da água pelo leito. As opiniões eram diversas, mas a maioria se manifestava contra a operação. Uns alegavam desperdício; outros, receio de que a água não chegue a Crateús, devido aos desafios naturais no percurso de cerca de 40 Km.

"Vai demorar muito a chegar em Crateús, porque a água está sem força e a terra, muito seca. A preocupação do mundo hoje é em economizar água e aqui, estamos desperdiçando", afirma o agricultor Manoel Luciano.

Operação

A ação visa transferir 7 milhões de metros cúbicos do Flor do Campo para o Açude Carnaubal pelo leito do Rio Poti, montante que, segundo a Cogerh, garantirá o abastecimento de água de Crateús até fevereiro de 2014. Haverá uma perda de 35% de água na transferência.

Nos últimos dois meses, a Cogerh vinha se preparando para a realização da operação. Construiu uma adutora de montagem rápida de 13,6Km ligando o açude ao sistema de captação do abastecimento de Crateús a fim de garantir maior eficiência do uso da água e reduzir as perdas e retiradas ao longo do rio. Limpou e desobstruiu o leito do rio.

De acordo com o órgão, a ação conta com o apoio de outros órgãos, como Dnocs, UFC e Cagece, e se mostra atualmente como a única opção viável para evitar o colapso no abastecimento hídrico deste município.

Em encontro com os manifestantes na semana passada, o governador Cid Gomes reafirmou a realização da operação e garantiu a construção da adutora.

Papa diz que não pode julgar gays

Francisco falou sobre homossexualidade e outros temas que são tabus para a Igreja Católica, em entrevista
Rio de Janeiro O papa Francisco abre as portas da Igreja aos gays e se prepara para acolher os divorciados, facilitando a anulação de casamentos. Os anúncios foram feitos pelo pontífice que, quebrando um verdadeiro tabu, deixa claro que estende sua mão a esses segmentos da sociedade.

O pontífice respondeu, sem conhecimento prévio, a perguntas de jornalistas que o acompanharam na volta a Roma após a Jornada da Juventude FOTO: REUTERS

"Se uma pessoa é gay e procura Deus e tem boa vontade, quem sou eu pra julgá-la", declarou. "O catecismo da Igreja explica isso muito bem. Diz que eles não devem ser discriminados por causa disso, mas devem ser integrados na sociedade".

Se a posição pastoral sobre os gays pode representar mudança, Francisco deixa claro que não haverá nova opinião do Vaticano sobre a ordenação de mulheres, aborto ou casamento gay. O que deve mudar é a forma de tratar as pessoas e seus dramas.

Ao responder sobre a admissão dos divorciados na comunhão, ele fez o anúncio de que em breve revisará a anulação de matrimônios. E isso deve ser objeto do próximo sínodo dos bispos. Ele concordou em dar entrevista sem conhecimento prévio das perguntas - como pediam os antecessores - a cerca de 70 jornalistas que o acompanharam no voo de volta a Roma. Na conversa, disse que é papa "normal" e "peca". Não houve tema tabu.

As declarações foram em resposta a recentes revelações de que um assessor próximo seria homossexual e a uma frase atribuída a ele no início de junho, de que havia um "lobby gay" no Vaticano. Segundo ele explicou ontem, o problema não é ser gay, mas o lobby em geral.

Repercussão
Militantes pelos direitos dos homossexuais receberam com empolgação as declarações. "Percebo que a Igreja começa a rever algumas posições. Sem dúvida, foi um passo muito importante", disse Carlos Fonseca, presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.

Para uma das coordenadoras do grupo ONG Católicas pelo Direito de Decidir, Regina Jurkewicz, a diferença "fica no discurso, não provoca uma mudança estrutural na doutrina católica".


Segurança foi mais difícil que na Copa, diz ministro

Brasília.
 O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) afirmou ontem que garantir a segurança do papa Francisco foi mais "difícil e complexo" do que será na Copa 2014. Para ele, a Jornada Mundial da Juventude, que reuniu cerca de 3 milhões de pessoas no Rio por uma semana, é muito diferente do ponto de vista da segurança pública.

"Foi uma situação de grande risco", disse, se referindo, em especial, às exigências do próprio papa para flexibilizar o esquema de segurança e às paradas inesperadas em meio à multidão.

"O trabalho de segurança é mais difícil e mais complexo do que foi feito na Copa das Confederações e me parece que mais difícil do que será na Copa do Mundo", ressaltou, explicando que se trata de um evento de massa onde não se sabe de onde vem e para onde vai a multidão.

O ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, afirmou que o Executivo e o Vaticano avaliam que problemas na organização não prejudicaram a festa dos peregrinos que foram ao Rio de Janeiro.

Durante a Jornada, que terminou domingo, foi injetado R$ 1,2 bilhão na economia cidade. A informação foi divulgada ontem pelo prefeito Eduardo Paes. Segundo ele, o balanço geral do evento ainda não foi fechado. 

Peregrinos cearenses são recebidos com festa

Jovens católicos contam a experiência de participar da visita do papa Francisco ao Rio de Janeiro

Os jovens cearenses que participaram da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) mostraram bastante entusiasmo com o que viveram na visita do papa Francisco ao Rio de Janeiro. O Aeroporto Internacional Pinto Martins foi tomado pelo som de apitos, pelos balões e pela animação dos familiares e amigos ao receberem os peregrinos, que chegaram ontem. As informações são da Redação Web do Diário do Nordeste.

Apitos e balões tomaram conta do aeroporto na chegada dos participantes da Jornada, que foram recepcionados por familiares e amigos Foto: Natinho Rodrigues

O seminarista Alan, que estava em um grupo de 28 cearenses, disse ter vivido uma experiência única, na qual a Igreja mostrou a sua força. "Não tem como descrever a experiência de estar com o Santo Padre e com milhões de jovens do mundo todo. O nosso coração sente uma imensa alegria de viver essa experiência e de sentir que o Papa é realmente a figura de Cristo em nós", acredita.

O fundador da Obra Lúmen, em Fortaleza, Wander Andrade, retornou com cerca de 140 peregrinos. "Não é só o fato de estarmos com o Papa. É de nos sentirmos Igreja, e que a nossa Igreja faz parte da história e também pode mudar a história. Apesar de todo o cansaço físico e dos contratempos, a alegria supera e compensa tudo".


Momento Único"Não é só o fato de estarmos com o Papa. É de nos sentirmos Igreja, e que a nossa Igreja faz parte da história"
Wander AndradeFundador da Obra Lúmen em Fortaleza

Clique aqui para ver  o vídeo que mostra a chegada dos peregrinos:

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Príncipe e o plebeu


Entrevista com o Santo Padre Francisco no Fantástico


Reflexão do Evangelho – João 11, 19-27 “ter esperança é esperar com confiança”

Há momentos na nossa vida em que achamos que tudo acabou e nos parece muito escuro. No entanto, é justamente nestas horas que nós temos de “esperar até mesmo a esperança”. Esperar a própria esperança quando não temos nada para esperar e recusar o desespero. Esta é a grande mensagem do Evangelho. A fé em Jesus Cristo gera em nós esperança, mesmo em presença da morte, como aconteceu com Marta. Diante do fato consumado da morte do seu irmão, Marta foi ao encontro de Jesus e acreditou quando Ele lhe disse: “Teu irmão ressuscitará”. “Crês isso”? E ela respondeu: “Sim, Senhor, eu creio firmemente...” Na nossa vida também nós nos deparamos com situações de morte , no entanto, Jesus vem ao nosso encontro e nos propõe uma vida nova mediante a nossa fé. A nossa resposta de fé diante das propostas de Jesus é o grande segredo para que permaneçamos firmes nas horas das grandes provações. O nosso coração fica triste, porém “aos olhos do Pai ainda deve haver razão para alegria”. Quem crê em Jesus também crê que Ele pode ressuscitar em nós tudo o que nos parece ter morrido. Diante do fato consumado nós precisamos crê para acolher as graças que nos vêm do céu. Mesmo que alguém muito querido tenha morrido nós nunca poderemos duvidar da força do amor de Jesus que quer nos salvar e nos fazer ver estrelas no céu de uma noite escura. Quando nós caminhamos na vida tendo convicção de que o poder amoroso de Deus pode nos conceder vida nova e nos tirar das situações de morte nós não tememos coisa alguma. Crer em Jesus é o troféu mais valioso que nós podemos empunhar, pois é a condição prevista por Ele próprio para que tenhamos a vida eterna desde já. “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá jamais. Crês isto?” – E você, crê nisto também? – É assim que você pensa e espera? - Como você entende isto que Jesus falou: ainda que morra, viverá? E aquele que vive e crê em mim não morrerá jamais? – A que tipo de morte Jesus se refere? –

Evangelho de hoje - Jo 11,19-27

Evangelho - Jo 11,19-27
Eu creio firmemente
que tu és o Messias, o Filho de Deus.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 11,19-27

Naquele tempo, 
19Muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria 
para as consolar por causa do irmão. 
20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, 
foi ao encontro dele. 
Maria ficou sentada em casa. 
21Então Marta disse a Jesus: 
"Senhor, se tivesses estado aqui, 
meu irmão não teria morrido. 
22Mas mesmo assim, eu sei que
o que pedires a Deus, ele to concederá".
23Respondeu-lhe Jesus: 
"Teu irmão ressuscitará".
24Disse Marta: 
"Eu sei que ele ressuscitará
na ressurreição, no último dia".
25Então Jesus disse: 
"Eu sou a ressurreição e a vida. 
Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 
26E todo aquele que vive e crê em mim, 
não morrerá jamais. 
Crês isto?" 
27Respondeu ela: 
"Sim, Senhor, eu creio firmemente
que tu és o Messias, o Filho de Deus, 
que devia vir ao mundo".
Palavra da Salvação.

Hemoce recebe doações na Praça do Ferreira

Órgão quer regularizar o estoque de sangue, e pede atenção especial aos doadores do tipo O negativo

A partir de hoje (29) até quarta-feira (31), a Unidade Móvel do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) receberá doações de voluntários na Praça do Ferreira, no Centro da Capital, das 8h às 16h. O objetivo é regularizar os estoques de sangue, além de aproximar o Hemoce da população.

Os interessados podem doar sangue em qualquer dia da semana no Hemocentro e IJF. A Unidade Móvel do Hemoce ainda faz coletas externas Foto: Fabiane de Paula

A instituição esclarece que todos os tipos sanguíneos são necessários, mas pede atenção especial dos doadores O negativo, pois pessoas de qualquer tipo sanguíneo podem recebê-lo.

Quem tiver interesse em doar sangue deve estar saudável, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50kg e apresentar um documento com foto.

Menores de idade também poderão doar, desde que tenham o consentimento do responsável legal. O Termo de Consentimento está disponível em toda a rede do Hemoce.

O documento deve ser devidamente preenchido e assinado pelo candidato à doação e também por seu responsável legal, anexando ainda uma cópia do documento oficial com foto do representante legal. O Termo ainda está disponível no site do Hemoce ( www.hemoce.ce.gov.br) para download.

Solidariedade
Voluntários podem doar sangue em qualquer dia da semana. A doação pode ser feita no Hemocentro Coordenador, Avenida José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo, de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h3, e aos sábados, das 8h às 16h. O Posto de Coleta no Instituto Doutor José Frota (IJF) recebe doações de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h30, e aos sábados, domingos e feriados, de 13h às 17h30. A Unidade Móvel do Hemoce também realiza coletas externas de segunda a sábado.

A Hemorrede Estadual, que é composta por unidades no Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral, é a responsável por todos os serviços públicos de hemoterapia do Estado. Desde outubro de 2012, o Hemoce atende 100% da demanda de fornecimento de hemocomponentes em todo o território estadual, priorizando o atendimento à rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

No momento, 167 hospitais públicos, 105 hospitais privados com leitos SUS contratados, 28 hospitais privados sem leitos SUS contratados e 64 Agências Transfusionais são assistidos pelo Hemoce.

O Hemocentro Coordenador, localizado em Fortaleza, é responsável pelo atendimento em hospitais de maior complexidade e com maior necessidade de transfusões do estado, como o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o Instituto Dr. José Frota (IJF). 

Doações para vítimas da seca sofrem redução

As últimas chuvas registradas no Estado não foram suficientes para melhorar a situação dos municípios
Embora tenham aliviado, ainda que de forma sutil, a intensa estiagem que atinge quase todos os municípios cearenses, as recentes chuvas registradas no Estado nas últimas semanas não foram suficientes para ajudar dezenas de cidades afetadas por crises no abastecimento de água e de alimentos. Há cerca de um ano, grande parte das localidades em estado de emergência depende basicamente das doações arrecadadas em campanhas promovidas pelos órgãos de defesa social. No entanto, apesar de a demanda continuar crescendo, as contribuições têm diminuído.

A Defesa Civil tem mais de 70 pedidos de cestas básicas em espera e apenas 200 kg de alimentos em estoque. A fonte de subsistência de alguns municípios cearenses no momento tem sido as doações Foto: Antônio Carlos Alves

Segundo a Defesa Civil do Ceará, a Força Solidária, mobilização promovida pelo órgão em parceria com o Corpo de Bombeiros, teve seu auge no início de 2013, quando o Revéillon da Solidariedade no Aterro da Praia de Iracema incentivou a colaboração da população com mantimentos. Mas, desde então, as doações foram reduzidas progressivamente e, ao longo de seis meses, tiveram uma queda de aproximadamente 90%.

Enquanto isso, no momento, a Defesa Civil possui mais de 70 solicitações de cestas básicas em espera e apenas 200 kg de alimentos em estoque. Os pedidos foram feitos por municípios cuja principal e talvez única fonte de subsistência no momento são as coletas.

No Estado, pelo menos 20 mil cestas são requisitadas e, conforme Ioneide Araújo, assessora técnica do órgão, novas demandas chegam todos os dias.

"As chuvas dos últimos dias fizeram as pessoas pensarem que a situação no Interior está resolvida, mas a demanda reprimida de alimentos continua. Não tivemos recarga significativa dos mananciais hídricos e registramos muitas perdas de safra. Como o abastecimento dessas cidades depende das campanhas, só podemos atender se as doações voltarem", destaca.

A maior preocupação da Defesa Civil é o fato de que a seca tende a se intensificar nos próximos meses. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), as precipitações vistas recentemente não são comuns e devem cessar ainda na primeira quinzena de agosto. "Vamos começar o período mais difícil agora, por isso precisamos que as pessoas colaborarem e exercitem a solidariedade", pontua Ioneide.

Apesar da queda nas doações, a assessora técnica destaca que a campanha já conseguiu auxiliar muitas pessoas neste ano. Até o último mês de maio, foram angariados mais de 178 mil kg de alimentos e 196 mil litros de água. A população já recebeu 11 mil cestas básicas e 147mil litros do recurso hídrico.

Auxílio
Ademar Holanda, membro permanente da Secretaria de Desenvolvimento Agrário no Comitê Integrado de Combate à Seca, afirma que, na falta de arrecadações, as famílias carentes têm contado com o auxílio de programas de transferência de renda, como o Bolsa Estiagem e o Seguro Safra.

"Embora não seja muita coisa, cada família recebe no mínimo dois desses benefícios. Não deixa de haver necessidade, mas é um complemento aos programas produtivos", destaca. Estes, conforme Holanda, são ações prioritárias, que fornecem recursos para que a população do Interior possa recuperar plantações e obter o sustento novamente.

69 açudes com volume inferior a 30%
A estiagem de 2013 tem deixado suas maiores marcas nas perdas de safras e no abastecimento de água no Interior do Estado. Segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), ao menos 69 açudes estão com volume inferior a 30% do total e apenas dois possuem mais de 90% de água acumulada.

Com isso, 35 municípios sofrem com crises de abastecimento e, destes, três estão em situação crítica: Milhã, Crateús e Tauá. Nesses casos, a Cogerh informou que, desde maio, estão sendo desenvolvidas ações como a construção de adutoras emergenciais, que ligam as cidades onde há falta de água a outras localidades que tenham recurso suficiente para dividir.

Conforme Ademar Holanda, do Comitê de Combate à Seca, outra medida para tentar atenuar a situação de falta de água é a implantação de cerca de 100 mil cisternas até o fim do ano.

Até que o período de estiagem extrema passe, Holanda ressalta que cerca de 800 carros-pipa continuarão a fazer o abastecimento de água nos municípios mais prejudicados. Ele também ressalta que 90% das 64 mil cisternas entregues no Estado no mês de maio ficaram cheias após as chuvas de junho e julho, o que contribuirá para amenizar os efeitos da estiagem. No entanto, ele diz que o cenário ainda é de alerta. "Antecipamos algumas ações, mas agora precisamos acelerar a execução dos programas".
SAIBA MAIS:
Onde Doar
1. Agências do Banco do Brasil
2. Agências dos Correios
3. Shopping Iguatemi (entre as lojas Parente e Insinuante)
4. Quartéis do Corpo de Bombeiros
5. Defesa Civil do Ceará (doações acima de 100kg)

Mística de Pe. Cícero é alvo de estudos

Juazeiro do Norte. "Foi Padre Cícero quem colocou Juazeiro do Norte no mapa do Brasil. Sem ele, Juazeiro tinha tudo para ser apenas um povoado sem expressão, como tantos que existem no Brasil." A afirmação do jornalista e historiador Daniel Walker pode ser um tanto quanto forte, mas quem conhece um pouco da história de Cícero Romão Batista, o Padre Cícero, pode enxergar nela boa dose de realidade. E são diversos acontecimentos históricos que comprovam isso. "Padre Cícero, mesmo morto, é o ímã que atrai gente para impulsionar o desenvolvimento da cidade que ele fundou", resume o pesquisador.

Culto ao Santo de Juazeiro representa numa multidão que não para de crescer a cada ano, em busca do milagre ou para o pagamento de promessas por graças alcançadas pela intermediação do "Santo de Juazeiro" FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS

Muito mais do que fundador da hoje mais populosa cidade do Cariri, Padre Cícero também foi seu primeiro prefeito e teve atuação destacada em outros setores. Foi um religioso que influenciou e cativou gerações de fiéis. Como administrador, mostrou preocupação com o combate à seca, à erradicação de doenças e com o crescimento do então povoado. "Padre Cícero é multifacetado, polivalente. Sua vida atrai pesquisadores de todos os ramos, como sociologia, antropologia, história, religião, política, economia, etc. É um inesgotável filão para pesquisa, o que pode facilmente ser comprovado pela vasta bibliografia existente sobre ele no Brasil e no exterior", explica Daniel Walker. De acordo com as pesquisas históricas, Padre Cícero também foi benemérito. Entre muitas outras ações, doou os terrenos para construção do primeiro campo de futebol e do aeroporto, contribuiu para a instalação de muitas escolas, como a Escola Normal Rural e o Orfanato Jesus Maria José, além de construir as capelas do Socorro, de São Vicente, de São Miguel e a Igreja de Nossa Senhora das Dores. No aspecto econômico, foi um visionário, dinamizando o artesanato local como fonte de renda, incentivando a instalação do ramo de ourivesaria e estimulando a expansão da agricultura, introduzindo o plantio de novas culturas.

No entanto, na visão de Daniel Walker, um dos principais pesquisadores da vida de Padre Cícero, o aspecto de santidade, que o faz ser reverenciado até hoje por milhões de pessoas, é o que mais se destaca na figura do personagem histórico. "É este aspecto que motivou o fenômeno que tem o seu nome e até hoje resiste, em que pese a Igreja ter feito de tudo para destruí-lo, inclusive banindo-o do seu rebanho com a aplicação da pena de suspensão de ordem 1894", observa o jornalista. "A Igreja e os inimigos do Padre Cícero apostaram que com a sua morte a cidade que ele fundou se acabaria, as romarias deixariam de existir e o seu nome seria apagado da memória do povo. Ledo engano, pois depois da sua morte, Juazeiro cresceu mais, as romarias não pararam e o seu nome continua sendo uma mina para estudos e pesquisas", avalia o historiador. "Ele já está canonizado como santo pelo povo à revelia da Igreja", afirma Daniel Walker.

Padre Cícero foi expulso pela Igreja, acusado de desobediência e heresia. Durante uma missa que celebrava, houve a transformação da hóstia consagrada em sangue, na boca da beata Maria de Araújo. Outros acontecimentos, como uma hóstia transformada em coração, chamaram a atenção do clero, que passaram a acreditar numa farsa, fazendo com que perdesse a ordenação. Enquanto isso, os fiéis passaram a ter certeza de que aqueles fatos eram milagres.

A história comprovou que a fé popular prevaleceu e até hoje o religioso é homenageado sob as mais diferentes formas, com romarias que atraem milhares de pessoas a Juazeiro do Norte. Por isso, existe o movimento pela reabilitação de Padre Cícero junto à Igreja e sua consequente beatificação. "A história mostra que Padre Cícero não é réu, mas vítima da intolerância da Igreja, um mártir da disciplina. O padre que ensinou o romeiro a rezar o rosário da Mãe de Deus,", comenta Daniel Walker.

Rezem por mim e até breve, diz Francisco

Antes de partir para Roma, o Santo Padre disse que seguia com a alma cheia de recordações felizes
Rio de Janeiro. O papa Francisco encerrou sua visita de uma semana no País com um discurso de agradecimento no Aeroporto de Galão, no Rio de Janeiro, na noite de ontem. Ele entrou no avião por volta das 19h20 e chegará a Roma hoje.

O papa pediu que os jovens presentes à JMJ façam discípulos em todas as nações FOTO: REUTERS

No 14º pronunciamento feito no País, o pontífice disse já estar com saudades do Brasil. Lembrou da prece que fez a Nossa Senhora Aparecida para todos os brasileiros e, mais uma vez, dirigiu a palavra aos jovens, através de quem, disse, o mundo espera uma "nova primavera".

"O papa vai embora e lhes diz ´até breve´, um ´até breve´ com saudades, e lhes pede, por favor, que não se esqueçam de rezar por ele", falou a uma plateia de convidados no aeroporto. "Dentro de alguns instantes, deixarei sua Pátria para regressar a Roma. Parto com a alma cheia de recordações felizes. Essas, estou certo, se tornarão oração. Neste momento, já começo a sentir saudades. Saudades do Brasil, este povo tão grande e de grande coração, este povo tão amoroso", agradeceu Francisco.

O vice-presidente da República, Michel Temer, afirmou que o papa "não encantou apenas os jovens". "Voltou a despertar a fé em todos os brasileiros", disse. "Um verdadeiro evangelizador, como Cristo. (...) Quando voltar ao Brasil, ao que me parece, em 2017, não precisará bater nas portas, porque elas estão permanentemente abertas".

Na manhã de ontem, a Missa do Envio, a última celebração do papa reuniu 3 milhões de pessoas em Copacabana. O pontífice pediu aos jovens que façam discípulos em todas as nações e transmitam a experiência vivenciada na Jornada. Ele voltou a dizer que é preciso ir sem medo para servir. "Não tenham medo de ir e levar Cristo para todos os ambientes", afirmou.

"A fé é uma chama que se faz tanto mais viva quanto mais é partilhada, transmitida, para que todos possam conhecer, amar e professar que Jesus Cristo é o Senhor da vida e da história", disse o religioso.

Na tarde de ontem, durante encontro com os voluntários da Jornada no Riocentro, o papa defendeu o casamento tradicional, a família e o sacerdócio. O pontífice exortou os jovens a "ir contra a corrente" e a serem "revolucionários" em suas vidas.

Curiosamente, porém, o líder da Igreja pediu que os jovens se "rebelem" para seguir comportamento mais conservador, em vez de fugir aos compromissos e aproveitar o prazer do provisório - uma referência ao sexo antes do matrimônio. "Peço se rebelem contra esta cultura do provisório que, no fundo, crê que vocês não são capazes de assumir responsabilidades, que não são capazes de amar de verdade", disse de manifestantes da "Marcha das Vadias", terem feito protesto pedindo liberdade sexual, defendendo o uso da camisinha e com críticas à Igreja.

Estilo simplista
O papa Francisco praticou seu estilo simplista nos compromissos que cumpriu ao longo dos dias da Jornada. Esforçou-se para discursar em português, usando palavras fáceis e expressões coloquiais para se aproximar dos peregrinos.

Surpreendeu logo no primeiro dia ao optar por um carro comum para os deslocamentos, em que deixou a janela aberta para cumprimentar fiéis ao longo do caminho. Por onde passou, beijou mais de uma dezena de crianças. Chegou a ser chamado de "santo padre do povão" por um peregrino que se confessou com o papa.

Associando a religião ao futebol, o pontífice chamou os jovens de "atletas de Cristo" e os convocou a ir as ruas e protestar. Ele também mencionou os protestos, além de críticas sobre questões sociais e políticas - em uma das ocasiões, pediu a reabilitação da política, por exemplo.

Não faltaram também palavras mais duras sobre a Igreja e o seu papel na sociedade, em especial nos encontros com bispos e religiosos. O pontífice repetiu diversas vezes que a igreja não pode correr o risco de se tornar uma ONG.

A passagem do papa pelo Brasil demonstrou a força da parcela jovem da Igreja. Esta foi a avaliação do porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi. Ele considerou um sucesso a JMJ e elogiou o esforço feito pela organização.

Poloneses receberão próximo encontro

Rio de Janeiro. A próxima edição do encontro internacional de jovens da Igreja Católica em 2016 será na Cracóvia, na Polônia, país natal do papa João Paulo II, anunciou ontem o papa Francisco durante a Missa de Envio na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

A escolha não deixa de ser uma homenagem ao papa polonês, responsável por criar o encontro mundial dos jovens da Igreja Católica, e que neste ano também deve ser oficialmente reconhecido como santo.

É a segunda vez que a Jornada Mundial da Juventude acontecerá na Polônia. Em 1991, a cidade de Czestochowa já havia sediado o evento religioso, na primeira reunião de João Paulo II.

O evento, que é realizado num intervalo de dois a três anos, já passou por vários outros países, como Argentina, Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Filipinas. O encontro internacional de jovens tem edições anuais nas dioceses (região administrativa da Igreja), no Domingo de Ramos, mas um grande evento religioso mundial, que sempre traz um lema. O papa João Paulo 2º anunciou a instituição da JMJ em 1985, ano em que a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou como Ano Internacional da Juventude.