terça-feira, 23 de julho de 2013

Fé Cearenses embarcam para encontro com papa Francisco

Após meses de preparação, jovens viajam para o Rio de Janeiro, onde está o papa Francisco
Foi quase um ano de preparo, planejamento e organização. Ontem, pela manhã, quando chegou ao Aeroporto Internacional Pinto Martins, Carlos Bruno Almeida, 23, quase não acreditava que, finalmente, o dia havia chegado. Ao lado dele, mais de 20 outros jovens aguardavam para embarcar rumo à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que tem início nesta terça-feira (23) e segue até o dia 28, no Rio de Janeiro.

Grupo da Comunidade Corpo Místico de Cristo, de Fortaleza, estava entre os que viajaram ontem. O evento segue até o dia 28 Foto: Kléber A. Gonçalves

O evento traz ao Brasil, pela primeira vez, o papa Francisco. Durante todo o dia de ontem, no aeroporto de Fortaleza, foi possível ver pequenos e grandes grupos cujo destino final era a capital carioca.

"Essa é a minha primeira jornada. Estou um pouco nervoso, mas sei que tudo dará certo e voltaremos melhores do que fomos", disse Carlos Bruno, um dos organizadores do grupo da Comunidade Corpo Místico de Cristo, de Fortaleza.

Logo que souberam que a JMJ iria ser no Brasil, veio o primeiro desafio: custear as passagens e a estadia. Criativos e focados no encontro, os jovens fizeram pedágios, pediram ofertas e até venderam chocolates. "O resultado de todo esse esforço está aqui, pois todos conseguimos ir", comemorou.

A estudante Gabriela Rios, 17, também não vê a hora de se juntar aos outros milhares de jovens que, assim como ela, vão ao encontro católico. "O melhor de tudo vai ser trocar experiências, conhecer novas pessoas e aprender", opina.

Apesar de a maioria dos jovens ir em grupos e ter se planejado há meses, há também os que vão sós e deixaram para se programar nas últimas semanas, mas que nem por isso estão menos animados.

A enfermeira Mirtes Madeira, 25, é um exemplo. "Decidi ir praticamente depois de todo mundo, mas estou animada como se tivesse esperando por isso há anos", compartilha.

Lá, a jovem irá se encontrar com um grupo de amigos para acompanhar o encontro. "Será um despertar de amor e bem dentro do coração de cada jovem", acredita.

E, enquanto uns vão, outros ficam. Os pais dos jovens acompanharam o embarque dos filhos e não esconderam a saudade. "Coração de mãe é tudo igual. A gente sabe que vai para um encontro católico, mas ficamos com saudade e preocupadas", conta a dona de casa, Rosivone Cruz. Apesar disso, ela admira o esforço dos jovens e acrescenta que a JMJ dará muitos frutos.

O Ceará deverá enviar para a JMJ no Rio de Janeiro mais de 10 mil pessoas. A Jornada espera um público de quase 3 milhões de pessoas.



ENQUETE
Quais são as suas expectativas para o evento?
"Meu filho de 15 anos vai para a Jornada e, como as outras mães, estou com o coração na mão. Mas sei que será um encontro que vai mudar a vida dele"

Salomé VitorinoPedagoga

"Esse é um evento que mobiliza o País inteiro por uma causa nobre. Não poderia deixar de participar. Estou muito feliz e pronta para receber mais de Deus"

Caroline CruzEstudante 

Nenhum comentário:

Postar um comentário