sábado, 27 de julho de 2013

Projeto escolar é apoiado pelo MEC

Tauá. Oito escolas da rede municipal de ensino de Tauá receberão incentivo financeiro do Ministério da Educação (MEC) para a continuidade das ações do projeto "Aqui pulsa o coração do semiárido", que deverá ser retomado a partir do mês de agosto, na volta às aulas.

Somente no ano de 2012, cerca de cinco mil alunos participaram do projeto nas escolas públicas municipais em Tauá. Além da conscientização ambiental, o projeto envolve temas como saúde na escola e nas comunidades FOTO: SILVANIA CLAUDINO

A informação foi dada pelo secretário municipal de Educação, João Álcimo Viana. O MEC reconheceu o projeto como uma iniciativa relevante para a preservação ambiental, fato já registrado anteriormente pelo Unicef, por meio do programa Selo Unicef Município Aprovado.

As escolas entram na lista do Ministério da Educação como Escolas Sustentáveis no Semiárido. São as instituições escolares: Francisco Alves de Oliveira (em Poço de Baixo/ distrito de Marruás), José Caçula Pedrosa (Vila de Vera Cruz/distrito de Inhamuns), Joaquim Pimenta (sede do município), Raimundo Gonçalves Maia (Vila Castelo), João Casemiro de Oliveira (Vila de Santo Antonio), Teresa Aragão Serra (sede), Domingos Gomes de Aguiar (Calumbi/distrito de Trici) e Maria do Livramento Leitão (Sede).

De acordo com Viana, o valor do recurso ainda não foi definido e não é de grande monta, porém, será aplicado de forma racional nas escolas, em pequenas ações de sustentabilidade ambiental, como já foi executado anteriormente com recursos próprios do município. "Com isso, a Secretaria da Educação fortalecerá o projeto ´Aqui Pulsa o Coração do Semiárido´, implantado em 2012, trabalhando diretamente 10 escolas. E mais 10 serão incorporadas ao programa, totalizando 20. Esse reconhecimento fortalece nossas instituições, nos dá a certeza de que trabalhamos a qualidade e estamos proporcionando aos alunos uma educação de qualidade", comemora o secretário.

Ele ressalta ainda o engajamento da comunidade escolar e as ações inovadoras, tanto na sede como na zona rural.

Ações
Mais de 5 mil alunos da rede municipal de ensino de Tauá ano passado foram envolvidos nas atividades que discutem e repercutem em suas comunidades sobre graves questões ambientais.

Fazem parte das aulas teóricas e práticas do projeto a problemática do lixo e seu destino final, arborização, limpeza pública, melhoria da infraestrutura, preservação do bioma caatinga, saneamento básico, água potável com qualidade, saúde na escola, na família e na comunidade, queimadas, agrotóxicos, responsabilidade do cidadão e do poder público para com o patrimônio histórico, cultural e arquitetônico.

Comunidade escolar da sede e zona rural, diretores, coordenadores, professores e alunos realizaram grandes ações de preservação ambiental no município por meio do projeto. Plantio de mudas, palestras educativas, caminhadas no entorno da escola e pelas ruas, manifestações artísticas e visitas de campo foram algumas das atividades feitas pelos alunos.

O pensamento de cada um em prol do meio ambiente foi expresso em cartazes, folders, revistas e poesias feitas pela comunidade estudantil no decorrer do projeto em 2012.

Sustentabilidade
Entidades com atuação na questão ambiental no município reconhecem a importância do Projeto premiado. Para o ambientalista Jorge de Moura, secretário executivo do Pacto Ambiental da Região dos Inhamuns e Sertões de Crateús (Parisc), parceiro no projeto, juntamente com a Estação Ecológica de Aiuaba, Fundação Bernardo Feitosa e Superintendência do Meio Ambiente de Tauá (Supermata), por meio do projeto as escolas funcionam como mobilizadoras da juventude e da comunidade para a preservação ambiental.

O projeto motivou e despertou os alunos, que aprendem a lidar diretamente com a Terra, respeitando os limites da sustentabilidade do planeta, entre os quais a água, que é um bem da humanidade e preocupa as populações porque está se exaurindo.

"O respeito às matas nativas, animais, pássaros e insetos também se tornaram roteiro nas ações exitosas trabalhadas pelas escolas nesse Projeto", salienta Moura.

Para ele, o projeto deixou um legado de conscientização nas comunidades e por isso o reconhecimento e a importância de continuidade.

Conservação

As comunidades discorrem sobre temas como conscientização ambiental de forma mais abrangente, respeito ao meio ambiente de maneira mais eficaz, conhecimento da importância do bioma Caatinga para a sustentabilidade ambiental e equilíbrio do planeta.

Entram, também, o conhecimento das espécies nativas e sua importância no trabalho de recuperação das áreas degradadas. Atualmente, as crianças e adolescentes são multiplicadores de práticas conservacionistas.

"Essas ações ocasionaram impactos bastante positivos nas dez comunidades trabalhadas", frisa o secretário.

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