sábado, 27 de julho de 2013

Mãe de maria santíssima Louvor e comemoração para Senhora Sant´Ana

Em Iguatu, a festa da padroeira é festejada há 284 anos. Pela manhã, foram celebradas três missas
Iguatu. Em 11 municípios do Ceará, celebração de missas, procissão, bênçãos e queima de fogos assinalaram, ontem, dia 26, o encerramento dos festejos em louvor à mãe de Maria Santíssima, Senhora Sant´Ana. Nas cidades em que a santa é padroeira foi feriado para que os devotos pudessem seguir a tradição e prestar veneração e homenagens. Bancos, repartições públicas e o comércio não funcionaram nesses locais.

Católicos cantam e rezam, acenando as mãos e bandeirinhas em louvor à padroeira. Na missa solene presidida pelo bispo emérito da diocese de Iguatu, dom José Mauro Ramalho, houve uma bênção especial para os avós fotos; Honório Barbosa

Além de Iguatu, Santana do Cariri, Santana do Acaraú, Varjota, Independência, Tianguá, Jati, Mocambo, Eusébio, Jaguaruana e Paramoti festejam Senhora Sant´Ana. Em todas essas cidades, nos últimos dez dias, houve novenários, celebrações litúrgicas e procissões, reunindo milhares de católicos.

Ontem, foi o dia dedicado aos avós, pois o casal, São Joaquim e Santa Ana são os país de Maria Santíssima, mãe de Jesus Cristo. Na missa solene presidida pelo bispo emérito da diocese de Iguatu, dom José Mauro Ramalho, às 10 horas, houve uma bênção especial para os avós.

Em Iguatu, a festa da padroeira é celebrada há 284 anos. Pela manhã, foram celebradas três missas. Neste ano, o bispo dom João Costa esteve ausente da programação de encerramento, pois está no Rio de Janeiro participando da Jornada Mundial da Juventude.

Exemplo
O bispo emérito, dom José Mauro Ramalho, lembrou que os cristãos devem seguir os exemplos dos santos católicos, praticando os ensinamentos de Jesus Cristo, a caridade, a solidariedade e o amor. "Há uma multidão aqui reunida que há mais de dois séculos mantém a fé em Senhora Sant´Ana e em Jesus Cristo", frisou o sacerdote. "Os pais precisam educar os filhos na fé e assim os jovens darão continuidade e seguirão uma vida fortalecida em Cristo", disse dom José Mauro Ramalho.

No fim da tarde de ontem houve a tradicional procissão com a condução do andor com as imagens de Senhora Sant´Ana, que chegou a esta cidade há 284 anos, e de São Joaquim. Cerca de 10 mil fieis participaram da caminhada. No final, houve bênção do Santíssimo Sacramento e queima de fogos de artifício.

A festa em homenagem à padroeira, em Iguatu, difere de muitas localidades, por ter característica exclusivamente religiosa. "Aqui a população vem para cantar e rezar, pois não há forrós para atrair o povo", observa o pároco da igreja Matriz de Sant´Ana, Carlos Roberto Alencar. "As festas de padroeiros são verdadeiros retiros, momento propício para o crescimento na fé e aproximação de Jesus Cristo em nossos corações".

Multidão

A última noite de novena, anteontem, reuniu cerca de cinco mil devotos, na praça, ao lado Igreja. Quem observa do altar, vê a multidão de católicos, cantando e rezando, acenando as mãos e bandeirinhas no hino dedicado à padroeira, cujo refrão ressalta o aspecto da santa ser a avó de Jesus. "Sant´Ana, mãe de Maria; Maria, mãe de Jesus". O momento é de emoção. O tema do novenário neste ano teve com base a juventude, ´Com Senhora Sant´Ana e os jovens celebremos a Jornada Mundial da Juventude e o Ano da Fé´.

O coordenador da festa, Ivo Ferreira, disse que neste ano a participação foi mais ativa do que nos anos anteriores. "Percebemos que há um crescimento, a devoção aumenta entre os católicos da nossa cidade", frisou. "O próprio bispo, dom João Costa, que celebrou a aberta dos festejos ficou admirado com a multidão que lotou a praça", destacou Ivo Ferreira.

A imagem da padroeira chegou a Iguatu em 1719, esculpida em madeira, vinda de Portugal. Alguns católicos confundem Senhora Sant´Ana com Maria Santíssima, mas Ana era a mãe de Maria e, portanto, a avó de Jesus. Era casada com Joaquim. Conta a tradição que somente em idade idosa, teve a graça de dar à luz a filha Maria. Morreu aos 79 anos, antes de Maria casar com São José. No dia dedicado aos santos Ana e Joaquim, ontem, 26 de julho, comemorou-se o Dia dos Avós

Nenhum comentário:

Postar um comentário