segunda-feira, 22 de julho de 2013

Praça será reformada após queda de estátua

Local, na Av. Heráclito Graça, faz parte de uma lista com mais de 100 espaços públicos que serão reparados
A Praça da Medianeira, também conhecida como Praça Bárbara de Alencar, em virtude da presença da estátua da personagem da história do Ceará, será completamente reformada a partir desta semana. O espaço, localizado na Av. Heráclito Graça, faz parte de uma lista composta por mais de 100 espaços públicos da Capital, que serão reparadas por meio de uma parceira da Prefeitura e construtoras associadas à Cooperativa da Construção Civil do Ceará (Coopercon-CE).

Após longo tempo sem manutenção, a estátua da heroína cearense Bárbara de Alencar na Praça da Medianeira acabou caindo, conforme edição de junho
Quem passa pelo local já pode ver os tapumes. A obra, de responsabilidade da Novaes Engenharia, durará três meses e tem custo previsto de R$ 150 mil, incluindo a restauração da estátua de Bárbara de Alencar, semelhante à original que existia no local e havia caído após longo período sem nenhum tipo de conservação, conforme mostrou o Diário do Nordeste na edição do dia 26 de junho deste ano.

"Profissionais especializados em restauração farão a restauração da estátua do mesmo jeito que ela era. Além disso, o projeto paisagístico será de Sérgio Santana, o maior paisagista do Brasil depois de Burle Marx", conta Marcos Novaes, presidente da Coopercon-CE. "A ideia do projeto é que a estátua seja figura central nos caminhos para entrar na Praça", antecipa.

Conforme Marcos, será a segunda experiência na Capital de empresas particulares que irão adotar espaços públicos da cidade. "O objetivo é retomar a utilização da praça a partir da reforma, manutenção e ações de provocação do uso desse local", conta, acrescentando que a cargo do poder público ficará a parte de segurança e o fornecimento de água e energia.

No mês passado, a Praça Oficina do Senhor, no bairro Cidade 2000, começou a ser reformada também por meio Programa de Adoção de Praças e Áreas Verdes. A Prefeitura já oficializou acordo para manutenção de mais de 120 praças e áreas verdes, de um total de 475 espaços. Quem desejar adotar um espaço deve procurar a Secretaria Regional responsável pela área. Em contrapartida, os participantes poderão ter seus logotipos expostos emplacas nos locais.

Qualquer empresa, associação de moradores ou mesmo pessoas físicas têm a possibilidade de adotar novas praças de Fortaleza através do Programa de Adoção de Praças e Áreas Verdes. Conforme a Prefeitura, a ação contribui com exemplos de cidadania e responsabilidade social, e em contrapartida as empresas participantes poderão expôr seus logotipos nos locais.

Trajetória

Guerreira, idealista e líder da Revolução de 1817, no Cariri, Bárbara de Alencar nasceu em Pernambuco, mas mudou-se para o Crato na adolescência. Ela acabou sendo presa devido aos seus ideias libertários em uma das celas da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção e foi considerada, localmente, a primeira prisioneira política do Brasil.

A heroína foi a mãe dos revolucionários Tristão Gonçalves de Alencar Araripe, Padre Carlos dos Santos e José Martiniano de Alencar, além de avó do escritor José de Alencar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário