Estamos refletindo neste mês de Agosto, sobre a importância de vivermos bem a nossa vocação.
Este tempo especial, nos convida a contemplarmos a luz de Cristo, para que, iluminados por ela, possamos viver a nossa realidade humana, dentro do plano de Deus, no respeito e no cuidado com a vida!
Somos filhos e filhas amados de Deus, que deseja percorrer o caminho que Jesus percorreu, atualizando esta caminhada no contexto do mundo de hoje.
O Evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, mostra-nos a belíssima cena da transfiguração de Jesus!
“Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha para rezar. Enquanto rezava, Jesus transfigurou-se diante deles. Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar”.
A transfiguração de Jesus, revelou aos discípulos a Sua intimidade com o Pai, assegurando-os da Sua ressurreição após Sua morte de cruz!
Naquele instante, os discípulos Pedro, Tiago e João, puderam visualizar o encontro de Jesus com o Pai. A partir de então, eles, que andavam tristes, desapontados com as últimas revelações de Jesus sobre a proximidade de sua morte, se encheram de alegria, com a certeza de que a vida e ação de Jesus, não terminariam com a sua morte.
Hoje nós sabemos que a ação de Jesus no mundo, tornou mais forte ainda depois de sua morte. Com a ressurreição, a vida de Jesus se amplia no coração de quem se abre ao seu amor!
Assim como Pedro desejou construir três tendas para que eles pudessem ficar no alto da montanha com Jesus, longe dos perigos e sem precisar batalhar a vida, nós também, certamente desejaríamos o mesmo. Esta, pode ser a nossa grande tentação dos dias de hoje: buscar uma comodidade, um bem estar, sem pensar no outro.
Jesus é muito claro: rezar, ouvir e meditar a palavra de Deus é muito bom e O agrada muito, mas precisamos descer do alto da “montanha”, ir mais além, andar com os pés neste chão, com olhar voltado para as margens do caminho, onde podemos visualizar desde já, os rostos desfigurados de tantos irmãos!
Como seguidores de Jesus, precisamos sair de nossas tendas, do nosso comodismo, descruzar os nossos braços, desvendar nossos olhos e nos por à caminho!
O episódio da transfiguração, deve nos animar ao longo de toda nossa vida, especialmente quando esta transfiguração mostra o lado da cruz. Não precisamos temer a cruz, pois Jesus nos provou que a cruz, não é sinal de morte e sim, de vida, de vitória!
Guardemos dentro de nós, o brilho do rosto transfigurado de Jesus, o brilho que nos iluminará nas nossas escuras travessias!
Nenhum comentário:
Postar um comentário