quarta-feira, 3 de julho de 2013

O dom do Conselho


colombe5O livro da Sabedoria diz que “Deus tudo faz com número, peso e medida” (cf. Sb 11,20), tudo revela a sua sabedoria. Deus é providente, Ele providencia os meios para que cada criatura chegue retamente ao seu fim devido.
Quando estamos diante de uma tarefa difícil ou mais exigente o processo de decisão é mais difícil e mais consciente; a mente se esforça mais para buscar a solução mais adequada. Então é necessário recorrer ao conselho de outra pessoa mais experimentada.
O dom do Conselho permite ao cristão tomar as decisões oportunas sem o cansaço e a insegurança que muitas vezes experimenta nas horas difíceis da vida, especialmente para que se comporte à altura da sua vocação de filho de Deus. Isso às vezes exige audácia ou coragem.
A criatura, limitada como é, nem sempre sabe o que decidir diante do presente e do futuro. Então, pelo dom do Conselho o Espírito Santo inspira a reta maneira de agir no momento oportuno. A Escritura diz que “Todas as coisas têm o seu tempo, e tudo o que existe debaixo dos céus tem a sua hora…” (Ecl 3, 1-8); fora desse momento preciso, o que é oportuno pode tornar-se inoportuno; nem sempre é fácil discernir se é oportuno falar ou calar, ficar ou partir, dizem sim ou dizer não. É precisamente para superar estas dificuldades que o Espírito nos move pelo dom do conselho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário