Evangelho Mt 10,34-11,1
O nosso encontro com Jesus é transformador! Diante Dele, todos os nossos projetos pessoais tornam secundários, pois Jesus passa a ser prioridade em nossa vida!
A nossa convivência com Jesus, nos faz ficar parecidos com Ele, passamos a ter um olhar semelhante ao Dele, a ver o irmão que antes não víamos, a partilhar a vida que antes pensávamos pertencer somente a nós!
Devido a esta nossa mudança radical, tornamos sinal de contradição para aqueles que não querem enxergar a verdade que liberta!
O nosso modo diferente de viver, a nossa não aceitação ao que não condiz com o evangelho, desagrada àqueles que recusam as mãos de Deus, para viver nas mãos do mundo!
Quando fazemos opção por Jesus, já sabemos dos desafios que encontraremos pela frente, Ele nunca nos iludiu com facilidades. Todo aquele que faz opção pelas propostas de Jesus, vai ser criticado, rejeitado, a cruz é inevitável no seu caminho.
O evangelho de hoje, nos desperta sobre a importância de colocarmos Jesus como centro de nossa vida, como a nossa necessidade primeira! Ele é o caminho que nos leva a vida plena, o nosso referencial, a Luz que nos conduz, sem Ele, andamos sem rumo, nossa vida perde o sentido.
“Não penseis que eu vim trazer paz à terra; eu não vim trazer a paz, e sim a espada”! De fato, Jesus não veio trazer a paz, Ele veio nos “incomodar”, nos desinstalar, nos tirar do comodismo, nos transformar em instrumento de paz, da paz que é fruto da justiça!
A “espada” é aquilo que divide! E Jesus veio também “dividir”, pois nem todos O acolhe. O testemunho de quem busca a paz vivendo no amor, incomoda quem não quer mudar de vida, quem quer permanecer no seu mundinho individual, é daí que vão surgindo as divisões, até mesmo dentro da própria família; uns aceitam a proposta de Jesus, outros fazem opção pelas propostas do mundo.
“De fato, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra.” Estas palavras de Jesus, a princípio, pode nos parecer contradição, afinal, o que Jesus mais pregava era a união entre as pessoas! O que Jesus quis dizer com estas palavras? Depois de uma profunda meditação, vamos perceber que tudo o Ele diz, é de fácil compreensão; a separação entre familiares, a que Jesus se refere, é conseqüência em aceitar ou não a sua proposta. Os que optarem por Jesus, terão o seu lugar garantido no coração do Pai, enquanto que os que fizeram opção pelas propostas do mundo, ficarão de fora, ou seja, uns serão salvos, outros não. É desta separação que Jesus fala; Todos são chamados, mas nem todos aceitam o seu chamado, portanto tanto nem todos são salvos.
Jesus não veio trazer a Paz, pelo contrário, Ele provocou conflitos, incomodou os inimigos da Paz, foi a sua ressurreição que abriu o caminho da verdadeira paz! Uma paz contrária a paz que o mundo oferece através de armas que tiram vidas. A paz, fruto da ressurreição de Jesus, foi conquistada com uma única arma que gera vida: o amor! Esta, é a paz que todos nós podemos ter, mesmo em meio aos conflitos deste mundo que continua rejeitando o dono da paz, que é Jesus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário