segunda-feira, 15 de julho de 2013

SOLIDARIEDADE Lar Amigos de Jesus leva crianças à praia


Momentos de diversão de crianças com câncer e outras doenças trazem autoestima e sorrisos a elas e as suas mães
Bem-estar é prioridade na vida das crianças e mães acolhidas pela casa de apoio Lar Amigos de Jesus, associação sem fins lucrativos criada em 1987 pelas irmãs Maria da Conceição e Maria de Lourdes. Nesse último domingo, dia 14, o projeto "Animando a Vida" realizou uma tarde de lazer com comemoração de aniversário e visita à praia.

As crianças, acompanhadas por pessoas envolvidas com o Lar Amigos de Jesus, se divertiram na praia durante a tarde desse domingo, dia 14 Foto: Alex Costa

As ações são necessárias, já que a maioria das pessoas que chega à entidade reside no Interior do Ceará e em outros Estados do Norte e Nordeste do País, encaminhadas pelas secretarias de saúde, hospitais e clínicas especializadas.

É o caso de Francisca Flávia Carvalho que, há três anos, vem de Camocim para a entidade. Mãe de uma mulher, de 27 anos, com necessidades especiais e de Jonatas, de 5 anos, que se recupera da cirurgia de extração do rim direito, ela ressalta a importância das atividades durante esse período na Cidade.

"Agora, o meu filho está terminando o tratamento e fazendo alguns exames. Mas por todo esse tempo, tenho recebido suporte do Lar e momentos de diversão. Agradeço muito a Deus, às irmãs e ao Lar Amigos de Jesus porque esses passeios, os jantares e outras atividades daqui animam tanto as mães como as crianças", enfatiza.

Antônia Keyla Rodrigues, mãe de Samila, de 5 anos, que há cinco meses tem o apoio da entidade na cirurgia para tirar o tumor do rim da filha, também destaca a importância do entretenimento. "As idas e vindas ao hospital são muito tristes e cansativas para nós. Os passeios dão um motivo para as crianças esperarem algo bom durante os dias e nós, mães, conseguimos nos distrair dessa rotina", explica.

O projeto está entre os 14 desenvolvidos pelo abrigo, cujo objetivo é oferecer assistência às famílias em situação de vulnerabilidade social por problemas de saúde ou dificuldades em realizar tratamento especializado em Fortaleza.

Ao todo são 70 voluntários na iniciativa, entre eles, oftalmologista, odontologista, assistentes sociais, psicólogos, educadores, recreadores, cabeleireiros, manicures e outros. "Em meio à dor, a instituição busca dar autoestima e oferecer sorrisos", revela a irmã e presidente da entidade, Maria da Conceição.

Casa de Apoio
Desde 2009, estima-se que cerca de 1.600 jovens foram atendidos, com idade entre 0 e 17 anos. O tempo de estadia varia conforme os casos e seus tratamentos. Isso porque, além dos jovens com câncer, a casa de apoio presta atendimento a pessoas colostomizadas, portadores de doenças renais, cardíacas, lábio leporino e hidrocefalia.

Para recebê-los, são disponibilizadas 14 suítes, que compõem os 74 leitos onde se instalam mães e filhos acolhidos pelo Lar.

A estrutura da entidade é mantida por meio de doações. "Aqui tudo se transforma, nada se perde. Por isso, recebemos só tudo: alimentos, materiais de limpeza e higiene, roupas, brinquedos, eletrodomésticos, materiais recicláveis e cupons fiscais", encerra a irmã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário