Novamente as operadoras de telefonia móvel são alvos do trabalho de órgãos de defesa do consumidor no Ceará. Desta vez, mesmo contabilizando mais de 600 reclamações entre janeiro e julho deste ano, apenas em Fortaleza, foram duas falhas pontuais nas redes da Oi e da TIM que renderam às duas companhias a abertura de um processo administrativo pelo Procon Fortaleza, o qual pode gerar multas com valores variando entre R$ 600 e até R$ 9 milhões.

Os casos ocorreram nos dias 25 de abril e 8 de maio e correspondem, respectivamente, a falhas da Oi e da TIM. A partir de agora, segundo o coordenador geral do órgão municipal, George Valentim, as empresas têm dez dias corridos para apresentar pedido de impugnação. Caso não apresentem, as multas devem ser calculadas e aplicadas.
As duas datas em questão também foram tratadas em audiências da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo Procon da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

Na época, como o Diário do Nordeste noticiou com exclusividade, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi contactada pela OAB para repassar dados sobre a fiscalização da rede no Estado. Procurada pela reportagem, a OAB não informou, até o fechamento desta edição, se a Agência respondeu ao ofício com a solicitação, protocolado na secção Ceará da agência.
Sobre a data tardia do processo em relação aos dias que ocorreram as falhas – cerca de três meses depois da última falha –, Valentim contou que a ação foi movida por um pedido do Procon Assembleia – via ofício –, que chegou ao gabinete dele somente em junho.
Reclamações em 2013
Neste ano, segundo dados repassados pelo Procon Fortaleza para o período de janeiro a julho, a TIM contabilizou 93 reclamações e 20 audiências, enquanto a Oi, no mesmo período, teve 542 processos abertos na sede do Procon Fortaleza (e mais 10 no site do órgão) e um total de 211 audiências promovidas na tentativa de solucionar os problemas apontados pelos clientes da operadora de telefonia móvel.
O coordenador geral do Procon Fortaleza ainda relembrou que a Oi foi a campeã no balanço das reclamações fundamentadas em 2012 publicada pelo Procon em abril deste ano. “Ela (a Oi) se sobressai e temos uma demanda muito grande no Procon, mas é importante ressaltar que a grande quantidade de clientes e ser preponderante entre as operadoras na Região Metropolitana de Fortaleza”, observou George Valentim.

Respostas
Contactada pela reportagem, a operadora TIM respondeu apenas que “recebeu a notificação em questão e que irá manifestar-se ao órgão dentro do prazo estabelecido por esse”.
Já a Oi disse – via assessoria de imprensa – não ter sido notificada pelo órgão municipal e que não vai se pronunciar sobre o processo movido.
‘Falta cultura de reclamação’
Apesar dos números apontados na Capital cearense entre janeiro e julho deste ano, o coordenador geral do Procon Fortaleza disse reconhecer nos consumidores locais “a falta de uma cultura de reclamação”. “A telefonia móvel é um serviço público, uma concessão e deve ser de qualidade, contínua e eficiente”, afirmou Valentim.
De acordo com ele, a maioria da demanda recebida pelo órgão de defesa do consumidor da Capital deve-se à “cobrança indevida ou exorbitante na conta individual dos clientes”.
George Valentim destacou a importância de ir ao Procon abrir reclamação para que os técnicos do órgão possam identificar e agir no problema que afeta à população.
“Além disso, é uma grande vantagem ir ao Procon porque o usuário poderá fazer uso da portabilidade sem pagar multa de carência quando o problema for constatado”, garantiu o coordenador geral do Procon.
Mais informações:O telefone de atendimento do Procon Fortaleza é o 151, de 8h às 17h. Já o atendimento na sede do órgão (Rua Major Facundo, 869, Centro) funciona de 8h às 14h
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