As unidades serão inspiradas no Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami) da Unifor
O prefeito Roberto Cláudio prometeu, ontem, a construção de quatro novos centros de reabilitação fisioterapêutica, até meados de junho de 2014, inspirados no Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami) da Universidade de Fortaleza (Unifor). As informações são da Redação Web do Diário do Nordeste.
As declarações de Roberto Cláudio foram feitas durante a reinauguração do Posto de Saúde Evandro Ayres de Moura, no Conjunto Palmeiras Foto: Helosa Araújo
O Nami está inserido na rede secundária ambulatorial e tem convênio com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), diagnosticando, tratando e reabilitando de maneira interdisciplinar, visando à melhoria da qualidade de vida.
O Núcleo de Atenção Médica Integrada oferece atendimentos em terapia ocupacional, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, enfermagem, nutrição e medicina - entre, pelo menos, 28 especialidades médicas - feitos por profissionais e estudantes universitários em uma estrutura multidisciplinar.
Compromisso
Roberto Cláudio também reassumiu o compromisso, firmado em abril deste ano, de reformar 75 postos de saúde e construir outros 25, totalizando investimentos da ordem de R$ 49 milhões, dos governos federal e municipal. As declarações foram feitas durante a reinauguração do Posto de Saúde Evandro Ayres de Moura, no Conjunto Palmeiras. O gestor afirmou ainda que, até o fim de 2013, todos os 92 postos de Fortaleza serão monitorados por câmeras, ligadas ao gabinete da Prefeitura.
Os equipamentos serão instalados nas salas de espera desses postos e terão até sistema de microfone que possibilitará interferência verbal direta do prefeito em casos de emergência.
Ainda na área da saúde pública, Roberto Cláudio afirmou que até março de 2014, Fortaleza terá 12 Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), com recursos dos governos federal, estadual e municipal, uma das quais nas proximidades do Jangurussu.
O posto entregue no Conjunto Palmeiras custou, de acordo com a Prefeitura de Fortaleza, R$ 327 mil, e deve atender cerca de 40 mil pessoas. Outros onze novos postos de saúde serão construídos na Secretaria Regional VI e devem ser entregues até o início de 2014, de acordo com o prefeito Roberto Cláudio.
Para o secretário da Regional VI, Renato Lima, "com a reforma, a população conta com uma nova estrutura para abrigar de forma mais confortável as equipes do Programa Saúde da Família, com sala de odontologia, cardiologista e ginecologista".
Melhorias
Antes da solenidade, Roberto Cláudio foi recebido por um grupo de algumas dezenas de manifestantes. Eles exigiam melhorias nas áreas de saúde, drenagem, pavimentação e sinalização de trânsito para o Conjunto Palmeiras.
O gestor declarou apoio às manifestações, mas criticou administrações anteriores e afirmou "que tem muita coisa não feita e o povo tem razão de estar impaciente".
O prefeito afirmou ainda que "as demandas serão estudadas e que parte delas já está contemplada no pacote de obras anunciado, incluindo reforma e construção de postos". "Além disso, vamos receber representantes do Sindicato dos Agentes de Saúde para discutir a situação desses profissionais", disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário