sábado, 20 de julho de 2013

MEDICINA EM IGUATU MEC vai apreciar pedido de curso

Projeto com proposta de instalação de faculdade no município deverá ser entregue no próximo mês ao MEC
Iguatu. Lideranças políticas locais estão mobilizadas para a implantação de uma faculdade de medicina, nesta cidade, localizada na região Centro-Sul. No próximo mês, o projeto deverá ser encaminhado ao Ministério da Educação (MEC). Para a construção do imóvel, serão investidos cerca de R$ 12 milhões. A unidade deve oferecer mais outros seis cursos de nível superior e é uma iniciativa privada da Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN).

Nesta semana, encontro realizado no auditório da Escola de Saúde Pública de Iguatu, na região Centro-Sul, definiu avanços para a implantação da Faculdade de Medicina de Iguatu FOTO: HONÓRIO BARBOSA

Nesta semana, encontro realizado no auditório da Escola de Saúde Pública de Iguatu, na região Centro-Sul, definiu avanços para a implantação da Faculdade de Medicina de Iguatu. O diretor-geral da FJN, professor José Marcondes Macedo Landim, anunciou investimentos no valor de R$ 12 milhões para a construção do prédio. O imóvel deverá ser construído ao lado da Avenida Edson Queiroz, via urbana em construção, cuja área será doada em parte pelo município e pelo empresário José Alves de Oliveira (Zenir).

O projeto de implantação da Faculdade de Medicina de Iguatu será apresentado em breve ao Ministério da Educação para avaliação e aprovação. O médico sanitarista Carlile Lavor, diretor da Fiocruz no Ceará, integra a equipe de mobilização e está otimista com relação à aprovação do projeto pelo MEC e implantação da unidade em Iguatu.

Bom momento
O secretário de Saúde do município de Iguatu, Joab Soares, disse que o momento é propício. "O governo federal anunciou programa para contração de mais médicos e expansão de cursos de medicina", frisou. "Há um esforço evidente nesse sentido e acreditamos que o projeto será aprovado, pois o município de Iguatu reúne condições para abrigar uma faculdade de medicina".

O diretor da FJN, José Marcondes Landim, anunciou durante a reunião, ocorrida, na segunda-feira passada, a intenção de trazer para esta cidade em um futuro breve outros cursos. Seriam sete.

A unidade quer iniciar a expansão de cursos superiores de graduação começando por Iguatu. O esforço dos dirigentes da instituição e das lideranças políticas locais é para que a Faculdade funcione a partir de agosto de 2104. "Iguatu atende a todos os critérios determinados pelo Ministério da Educação, principalmente para o curso de medicina e, com isso, já existe a possibilidade de realização do vestibular em junho de 2014", afirmou o professor Marcondes Landim.

Durante a reunião, Landim fez o convite para que o médico sanitarista e ex-secretário de Saúde do Estado, Carlile Lavor, assuma a coordenação do curso de medicina de Iguatu. O prefeito Aderilo Alcântara disse que o município está empenhado e lutando para a vinda da faculdade de Medicina e de outros cursos superiores.

"Somos a cidade polo da região Centro-Sul e queremos estar inseridos nesse contexto de expansão do ensino superior". Alcântara frisou que recentemente solicitou do reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Jackson Sampaio, a implantação de uma Faculdade de Medicina Veterinária.

Equipe
O ex-prefeito de Iguatu, Agenor Neto, faz parte da equipe de mobilização para a vinda da faculdade de medicina e outros cursos universitários. "Este é o esforço que começamos quando trouxemos para esta cidade um campus da Universidade Regional do Cariri", recordou. "Lutamos também para a vinda de um campus da Universidade Federal do Ceará", contou.

A ideia de Carlile Lavor é que as faculdades de medicina possam ser formadoras de profissionais com 50% de médicos especialistas e 50% de médicos generalistas. "A faculdade vem em boa hora, já que Iguatu está preparada para receber tamanho empreendimento educacional".

A FJN obteve credenciamento no MEC em dezembro de 2003, ministrando inicialmente curso de bacharelado em Ciências Contábeis. Depois, vieram cursos de Sistema de Informação e Enfermagem. Em 2010, o MEC autorizou o curso de bacharel em Farmácia e em seguida, de Nutrição. Cerca de 1.300 alunos estudam na instituição. A unidade oferece ainda 44 cursos de pós-graduação, sendo 30 na área de Educação, dois de Saúde, cinco Sistemas de Informação, quatro em Ciências Contábeis e três de Gestão.

Mais informações

Prefeitura de Iguatu
Telefone: (88) 3566.7910
Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN)
Telefone: (88) 2101.2777

Nenhum comentário:

Postar um comentário