quinta-feira, 6 de março de 2014

Reflexão do Evangelho de hoje A cruz de cada dia

Neste Evangelho Jesus nos propõe a segui-Lo, mas não esconde de nós as consequências que isto pode acarretar na nossa vida. Ele nos propõe a Cruz como exercício para nos livrar de nós mesmos (as), da nossa vontade fraca, da nossa acomodação e nos deixarmos ser entregues à vontade do Pai que para nós é a felicidade suprema.  Portanto, a Palavra de Deus se realiza na medida em que nós a assumimos e, se Jesus nos manda tomar a Cruz e segui-Lo, não podemos continuar tentando ganhar o mundo inteiro apegados ao que temos e a quem somos, caminhando para a perdição. Com efeito, o seguimento de Jesus implica na renúncia total da nossa vontade humana que  nos leva a desejar conseguir tudo com facilidade e sem muito esforço. Jesus veio ao mundo com uma missão definida e concretizou-a assumindo a Cruz a fim de que pudéssemos também imitá-Lo nos desafios da nossa vida. Por isso, antes de nos fazer a proposta para que O sigamos Jesus nos fala do que Ele próprio teria que passar: sofrimento, rejeição, morte, mas afinal no terceiro dia, a ressurreição. A ressurreição de Jesus é, para nós, no entanto, a maior mensagem de esperança, pois sabemos que se Deus o ressuscitou no terceiro dia depois da Sua Paixão e Morte, também nos ressuscitará depois que passarmos pela cruz e também pela morte, para uma vida de glória. Precisamos, portanto, fixar os nossos olhos no amanhã que virá e não somente no hoje que estamos enfrentando.   -  O que você entende da proposta de Jesus para segui-Lo? -  O que você precisa renunciar para seguir a Jesus?  -  O que significa para você tomar a sua cruz?  Qual é a sua cruz?- Você pode ser a cruz? -  Você, que não se aceita,  que queria uma vida diferente!  Pense nisto!
Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário:

Postar um comentário